Real sobe para a 12ª posição em moedas que mais valorizam no mundo

Depois de passar um ano inteiro na lista de moedas que mais se desvalorizaram no mundo, o Real voltou a se valorizar em relação ao Dólar. Dessa forma, subindo da posição 116ª para 12ª moedas que mais valoriza no mundo. Sendo assim, o Real já vem acumulando alta de 3,2% em relação ao dólar.

O ranking Austin Rating aponta que a moeda brasileira passou a ser a 12ª moeda num repertório de mais de 120 países que mais se valorizou desde o início de 2021. O país já está próximo de muitos que assim como ele sofreram com a crise no ano de pandemia, e que agora estão se recuperando dela e voltando a fortalecer suas economias.

No ano de 2020 o Real fechou como a sexta moeda que mais se desvalorizou no mundo, tendo uma queda de 22,4% em relação ao Dólar. Isso colocou o país em 116º no ranking que contava com 121 países. Ficando na frente apenas de algumas moedas como o peso argentino o kwacha, e o bolívar da Venezuela que foi o último colocado do ranking.

Com essa subida no ranking o Brasil mostra um grande fortalecimento de sua economia. E com isso renova as esperanças de que o país está conseguindo gradualmente se recuperar da crise e voltar aos trilhos.

Fortalecimento da economia

No ano de 2020 o dólar chegou a bater R$5,90 na cotação, a partir dessa grande alta o dólar vem perdendo gradativamente força em relação ao real. No momento a moeda americana está cotada em R$5,09 e desde o grande pico ocorrido no ano passado a queda do dólar já soma 14 pontos percentuais. Como consequência disso, o real teve espaço para se valorizar.

Mais um dos motivos que faz com que o real sofra uma alta é a considerável melhora nas perspectivas tanto para o PIB quanto para seu resultado fiscal. No primeiro trimestre de 2021 o PIB(Produto Interno Bruto) já sofreu um aumento de 1,2% em comparação ao 4º trimestre de 2020.

Além disso, o Banco Central com o intuito de controlar a inflação e o preço do dólar, realizou aumentos significativos na taxa de juros base do Brasil. Com os juros mais altos tendem a atrair mais investidores para o país e fortalecer cada vez mais a economia.

Perspectivas para o real

Para Fábio Guarda Portfolio Manager da Galápagos Capital as perspectivas para o real no ano de 2021 são otimistas. O especialista fez questão de reforçar que após o grande crescimento do dólar em 2020 agora chegou a vez do real entrar em evidência.

“Os dados de atividade e confiança no Brasil têm surpreendido positivamente. A moeda tende a se fortalecer caso essa tendência continue”, afirma o especialista.

“Agora começam a maturar uma série de condições que estavam no radar dos investidores mas, que até o momento, ainda estavam incertas.” também reforçou o especialista.

O caminho que o Brasil está começando a trilhar com aumento do PIB e a alta na Selic levam a crer que o Real continuará a se valorizar durante esse ano de 2021. Além disso, traz a esperança de que as coisas começam a entrar nos trilhos novamente depois da crise que afetou e ainda afeta o país até hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.