• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Atualidades

Quem ganha Auxílio Brasil pode trabalhar em campanhas eleitorais?

Cristina Ribeiro por Cristina Ribeiro
12 de maio de 2025, 10:33h
em Atualidades
Imagem: Canva

Imagem: Canva

Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Não é mistério pra ninguém que, nas campanhas eleitorais, surgem muitas vagas de trabalho como cabo eleitoral.

Eles são contratados para distribuição de adesivos, instalação de faixas, entrega de panfletos, ou seja, realização de propaganda política.

Essa pessoa age como um intermediário entre o candidato e a população. Ele atua divulgando as ideias do político ao maior número possível de pessoas. O objetivo é aumentar os votos para algum candidato ou partido.

Muitos veem nesse trabalho temporário uma boa maneira de complementar seus ganhos. Mas, sabendo que existe um limite de renda para a concessão de programas sociais, será que o cabo eleitoral corre o risco de ter seu Auxilio Brasil cortado?

Beneficiários do Auxilio Brasil podem atuar como cabos eleitorais?

Há uma recente discussão acerca da questão que envolve a contratação de quem recebe o Auxílio Brasil para trabalhar em campanhas eleitorais.

Alguns chegam a afirmar que beneficiários do Auxílio Brasil, ou até de outros programas, como o Bolsa Família, não poderiam ser contratados para trabalhar nas campanhas eleitorais de 2022.

Segundo dados do Ministério da Cidadania, até maio de 2022 mais de 86 milhões de famílias estavam cadastradas no Cadúnico. Este cadastro é a porta e entrada para que o cidadão tenha direito a benefícios, como:

VocêPode Gostar

Pessoa de cabelos escuros fixando calendário mensal na parede branca

Chances de folgas prolongadas em abril: dois feriadões para aproveitar

6 de abril de 2026, 15:21h
Pessoa ajustando relógio de pulso com pulseira marrom em frente a notebook

Relógios serão adiantados novamente: Descubra quando começa o horário de verão 2026

20 de março de 2026, 09:49h
Tela de celular exibindo o aplicativo Pix, usado em reportagem que esclarece que transferências não são tributadas pelo Imposto de Renda.

Pix acima de R$ 5 mil gera cobrança de Imposto de Renda em 2026? Veja este comunicado!

2 de fevereiro de 2026, 22:09h
  • Programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família),
  • Tarifa Social de Energia Elétrica,
  • Programa Minha Casa Minha Vida,
  • Auxílio Gás, i
  • Isenção de taxa em concursos públicos, entre outros.

Só o programa Auxílio Brasil conta com 20 milhões de beneficiários.

Mas afinal, existe uma proibição legal para que estes beneficiários não trabalhem durante as eleições, em prol de algum partido ou candidato?

Trabalhar em eleições como cabo eleitoral: o que determina a lei?

De início, saiba que não há nenhuma proibição legal que impeça beneficiários de programas sociais de serem cabos eleitorais.

Porém, em tese, eles poderiam perder o direito a receber benefícios, caso sejam contratados para prestar estes serviços.

Isso porque, conforme esta Instrução Normativa, a pessoa física que for “contratada por partido político ou por candidato a cargo eletivo para, mediante remuneração, prestar serviços em campanha eleitoral, deve contribuir à Previdência Social obrigatoriamente na qualidade de contribuinte individual.”

Por causa desta contribuição obrigatória, o governo poderia, em tese, encerrar o benefício, identificando a renda familiar per capta superior ao permitido para a concessão do benefício, segundo a Lei 14.284/2021.

Cintia Rolim, Jurista Especializada em Direito, entende que visto que o Auxilio Brasil visa socorrer de forma urgente as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, esse assunto deve ser cuidadosamente analisado. 

“Não há justificativa para qualquer entendimento de vedação ou de interrupção do recebimento de benefício, (…). O Auxílio Brasil expressamente prevê, entre outras metas, o incentivo ao esforço individual, promoção da cidadania, superação das vulnerabilidades sociais, promover oportunidades de capacitação e de empregabilidade dos beneficiários, de forma a proporcionar autonomia e independência”, explica Cintia, em artigo publicado no site Jus.com.

Outro fato que merece atenção é o curto período de tempo da campanha eleitoral. “Alguns dias de campanha, um mês ou 45 dias, não alteram a realidade dessas famílias, mas pode reforçar o orçamento e até mesmo facilitar a antecipação da saída da situação de vulnerabilidade”, complementa a jurista.

Cabo eleitoral gera vínculo empregatício?

O advogado e professor André Doester  esclarece em post do seu Instagram: “A despeito de ser um trabalho que muito se aproxima dos requisitos dos arts. 2º e 3º da CLT, segundo a Lei 9.504/97 (art. 100), a contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício com o candidato ou partido contratante”.

Em complemento à isso, a alínea “f” no art. 7º da CLT (inserido pela lei 13.877/2019), prevê que não se aplicam as regras da CLT: “…às atividades de direção e assessoramento nos órgãos, institutos e fundações dos partidos, assim definidas em normas internas de organização partidária”.

Deste modo, o entendimento dominante é de que não há vínculo de emprego nestes casos.

Como deve ser feita a contratação de cabos eleitorais?

A contratação de cabos eleitorais não pode ser feita de qualquer maneira. Existem regras específicas para a contratação desses trabalhadores. 

A Justiça Eleitoral determina a quantidade máxima de pessoas permitida para contratação de cabos eleitorais por cargo. O número varia de município para município, sendo que ultrapassar este limite pode caracterizar abuso de poder econômico. 

“É uma questão de transparência. A sociedade têm ferramentas importantes de fiscalização, para realmente acompanhar a campanha dos candidatos, para escolher o seu representante e denunciar situações suspeitas. Todo candidato precisa prestar contas de sua campanha, isso é fundamental para garantir condições mínimas de igualdade durante o pleito”, destacou o coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE-MT, Daniel Taurines ao site oficial.

Quanto deve ganhar um cabo eleitoral?

O coordenador Daniel, citado no paragrafo anterior, explica que não existe um valor mínimo ou máximo para se remunerar estas pessoas, os cabos eleitorais. “Estas pessoas são aqueles que entregam santinhos, carregam bandeiras, fazem a logística dos comícios, pedem voto, e de alguma forma, se comprometem com os candidatos. Então é importante que a Justiça Eleitoral coloque um limite nesse quantitativo de pessoas”. 

Para quem for trabalhar como cabo eleitoral, é importante saber que todo o pagamento deve ser feito de forma oficial. “Muita atenção ao pagamento por fora, ao valor ‘extra’ pago pelo candidato. Isso é caixa 2, é crime, e pode resultar em problemas muito sérios para o candidato e também para quem recebe este recurso”, acrescenta o coordenador.

Faz diferença ser contratado como cabo eleitoral por um candidato ou por um partido?

Para o cabo eleitoral, não faz diferença alguma. Para quem contrata, sim. 

Se for o candidato quem contrata, ele está desobrigado de reter a contribuição previdenciária e o imposto de renda. Visto que não é considerado pessoa jurídica, não precisará fazer a retenção por responsabilidade.

Por outro lado, se for o partido político que contrata, ele está obrigado a reter a contribuição previdenciária e o imposto de renda. 

Mesmo que o contratado seja considerado um contribuinte individual, como já foi citado, o partido continua na obrigação de ser o responsável tributário.

Para fins de imposto de renda, e por conta de não ser vínculo de emprego, o trabalhador da campanha eleitoral é considerado trabalhador não assalariado nos termos do artigo 38 do Decreto nº 9.580/2018.

Tags: ano eleitoralauxílio brasil 2022cadunico 2022eleição 2022
Cristina Ribeiro

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos Relacionados - Posts

Pessoa de cabelos escuros fixando calendário mensal na parede branca
Atualidades

Chances de folgas prolongadas em abril: dois feriadões para aproveitar

6 de abril de 2026, 15:21h
Pessoa ajustando relógio de pulso com pulseira marrom em frente a notebook
Atualidades

Relógios serão adiantados novamente: Descubra quando começa o horário de verão 2026

20 de março de 2026, 09:49h
Tela de celular exibindo o aplicativo Pix, usado em reportagem que esclarece que transferências não são tributadas pelo Imposto de Renda.
Atualidades

Pix acima de R$ 5 mil gera cobrança de Imposto de Renda em 2026? Veja este comunicado!

2 de fevereiro de 2026, 22:09h
Entrevista de emprego, representando as desigualdades de inserção de pessoas trans no mercado de trabalho formal.
Atualidades

Estudo do Ipea mostra que pessoas trans ainda enfrentam dificuldades para conseguir emprego

29 de janeiro de 2026, 16:09h
Candidata estudando para concurso da Polícia Civil de Pernambuco após atualização da comissão organizadora.
Atualidades

Comissão do concurso PC PE é atualizada; um novo edital segue previsto para 2026!

26 de janeiro de 2026, 19:29h
Presidente atual do Governo, Lula Inácio, discursando com veemência diante de microfones, bandeira brasileira ao fundo.
Atualidades

Salário mínimo de R$ 1.621 não é suficiente para Lula; presidente defende novo aumento

18 de janeiro de 2026, 20:09h
Próxima postagem
Auxílio emergencial: veja como receber o benefício neste mês

AUXÍLIO EMERGENCIAL: ESTA ferramenta permite você consultar o seu benefício

Encceja 2020

Inep libera gabaritos das provas do Encceja 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Pai de suéter cinza escreve em caderno enquanto filha de suéter azul segura lápis, sentados no sofá

Nova profissão está crescendo no Brasil: Orientar pais

18 de abril de 2026, 12:59h
Fatura de energia elétrica impressa com dados de consumo, vencimento e valor total a pagar

Luz do Povo: 5 passos para garantir desconto de até 100% na conta de energia

18 de abril de 2026, 11:59h
Pessoa utilizando um assistente de voz no WhatsApp para enviar uma mensagem de voz discretamente.

WhatsApp: dica para escutar áudios sem que a outra pessoa saiba

18 de abril de 2026, 11:19h
Bolas numeradas exibidas para sorteio da Loteria dos Sonhos com a palavra resultado em destaque.

Resultado da Loteria dos Sonhos de hoje 18/04: Confira as extrações das 11h

18 de abril de 2026, 11:04h
Vista de trânsito com chuva intensa através de uma janela, representando o alerta para a região Norte e Extremo Sul neste fim de semana

Alerta de chuva intenso para Norte e Extremo Sul neste fim de semana

18 de abril de 2026, 10:19h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.