Quais os benefícios de trabalhar ouvindo música?

Os benefícios de trabalhar ouvindo música são diversos. Afinal, a música impacta o nosso bem-estar, nossa memória, criatividade, humor, etc.

Neste conteúdo, apontamos alguns desses benefícios que a música desencadeia em nós, enquanto trabalhamos. Conheça mais sobre cada um deles e comece a incluir a música na sua rotina de trabalho!

Quais os benefícios de trabalhar ouvindo música?

Abaixo listamos cinco dos benefícios de trabalhar ouvindo música. Mas é claro que se fôssemos pensar mais a fundo sobre o tema, poderíamos listar ainda mais vantagens.

Contudo, convidamos você para conhecer mais sobre os pontos positivos dessa atividade de ouvir música e executar o seu trabalho:

1- Reduz o tédio em trabalhos repetitivos

Quando um trabalho é muito repetitivo, há chances de o tédio aparecer em nossa rotina. E quando o tédio aparece, também acabamos nos sentindo mais cansados, indispostos e menos motivados, concorda?

Sendo assim, um dos benefícios de trabalhar ouvindo música é justamente reduzir esse tédio. Vamos nos envolvendo com as melodias e as letras, e isso impede que o nosso foco seja “perdido”.

2- Nos ajuda a manter o foco e concentração

E por falar em foco, a música também pode aumentar a nossa concentração. Primeiro porque estaremos “fechados” em nosso “mundo”, segundo porque os ruídos externos poderão ser extintos.

Isso significa que a nossa atenção estará muito mais voltada para o que estamos fazendo, e não para o que acontece em nossa volta.

3- A música pode impactar na sua memorização

A nossa memória também pode ser beneficiada com as músicas ouvidas durante o trabalho. Isso porque a música é capaz de colocar o nosso cérebro em ação, em diversos níveis e formas diferentes.

Assim, à medida que o nosso cérebro vai “agindo” de acordo com a melodia, tudo o que lemos, fazemos e executamos possui mais estímulos para serem memorizados. Afinal, quem nunca se lembrou de algo específico apenas por ouvir uma música? 😉

4- Você se sente melhor

Quem ama música sabe: nos sentimos muito mais felizes, motivados e bem quando ouvimos aquela melodia que mexe positivamente com a gente. Afinal, música é vida!

Portanto, se você estiver em um dia um pouco ruim, que tal ligar aquela playlist que traz boas lembranças para você? Isso poderá lhe ajudar a ter um dia de trabalho mais positivo e motivador.

5- Pode aumentar a nossa criatividade

Ouvir músicas diferentes e de estilos distintos pode nos ajudar a sermos mais criativos. Isso acontece a partir do momento em que o nosso cérebro começa a ouvir algo diferente – uma música diferente – e, automaticamente, expande a sua capacidade de pensar.

Afinal, cada melodia e cada letra é capaz de despertar algo novo em nós. E à medida que essas coisas novas vão sendo despertadas, nossa mente é inundada por pensamentos criativos e diferentes. E isso pode nos ajudar na hora de resolver um problema ou fazer algo criativo.

 

Gostou de conhecer os benefícios de trabalhar ouvindo música? Então bom trabalho, com uma boa playlist, para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.