Plano de estudo: Como montar para manter o foco?

Montar um plano de estudo é o primeiro passo para atingir sucesso acadêmico. Sem um plano, fica difícil estabelecer uma rotina que realmente traga resultados.

Por isso, hoje, você precisa se sentar e analisar como tem sido os seus estudos e quais resultados você tem atingido com eles. Além disso, é preciso realinhar a maneira pela qual você tem absorvido os novos conhecimentos, aprimorando a sua aprendizagem.

Quer saber como? Então acompanhe esse conteúdo até o fim e veja como montar um plano que mude a sua maneira de estudar!

Como montar um bom plano de estudo?

Para montar um bom plano de estudo é preciso “desaprender” a forma de estudar que você vinha seguindo. Deixe de lado as ideias pré-prontas de rotina, e comece tudo “do zero”. Esse tipo de exercício mental vai lhe ajudar a encontrar soluções mais coerentes para a sua rotina acadêmica.

A partir do momento que você “apagar da mente” a forma de estudar que você vinha tendo até então, você estará pronto para montar um novo plano. Vamos lá?

1- Analise como você tem usado o seu tempo

Antes de qualquer coisa, analise como você tem usado o seu tempo no dia a dia. E não, não estamos falando do tempo nos estudos. Estamos falando do tempo em qualquer atividade corriqueira. Aqui, você deve anotar quanto tempo você investe estudando; alimentando-se; exercitando-se; dormindo; assistindo; entre outras atividades cotidianas.

Anote tudo e busque ser o mais realista possível. Lembre-se de considerar o tempo usado na hora de navegar pelas redes sociais ou jogar o seu jogo favorito no celular, ok?

2- Otimize este tempo, cortando atividades desnecessárias

Com esse mapeamento das suas ações, você conseguirá perceber quanto tempo você pode estar gastando com atividades desnecessárias. Assim você começa a otimizar a sua rotina, cortando aquelas olhadas constantes nas redes sociais; aqueles instantes investidos exageradamente nos jogos; e assim por diante. Logo, você se deparará com um tempo mais livre na sua rotina.

3- Estabeleça um momento para os seus estudos

Ao “cortar” o que pode ser desnecessário, é chegado o momento de estabelecer o horário dos seus estudos. Com a rotina recém modelada, você poderá encaixar as suas leituras e atividades acadêmicas em um momento onde você se sente mais motivado e produtivo. Esse momento pode ser de manhã, de tarde ou à noite.

4- Crie um cronograma de acordo com as atividades que devem ser executadas no seu plano de estudo

Ao estabelecer o horário dos estudos diários, é chegado o momento de montar o seu plano de estudo propriamente dito. Aqui você deve criar um cronograma de acordo com as atividades e trabalhos que devem ser executados. Quais matérias você deve estudar hoje? E amanhã? Pense sobre isso.

5- Estabeleça metas coerentes e mensuráveis

Separado os momentos para os estudos e as matérias e atividades que serão feitas a cada dia, estabeleça metas que sejam coerentes com a sua realidade e que também possam ser mensuráveis. Isto é, nada de criar o objetivo de ler um livro por dia, sabendo que isso não é viável, ok? Mas sim, estabeleça a meta de ler 20 páginas por dia, por exemplo. Assim você consegue acompanhar a sua evolução nos estudos.

Lembre-se de que a motivação também faz parte do seu plano de estudo. É ela quem lhe ajudará a seguir a sua rotina. Por isso, procure sempre buscar formas de impulsionar a sua motivação, comemorando as pequenas vitórias e estabelecendo “recompensas” para a conclusão do seu plano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.