Quando estou lendo fico pensando em outra coisa: Como mudar isso?

Quando estou lendo fico pensando em outra coisa, o que fazer para reverter isso?

Porventura esse questionamento acima é recorrente em sua vida? Então está na hora de analisar a situação e pensar em formas de lidar com isso, certo?

Portanto, convidamos você para acompanhar este nosso conteúdo até o fim e assim ficar por dentro das nossas dicas. Vamos lá!

Quando estou lendo fico pensando em outra coisa: Como mudar isso?

Ficar pensando em outra coisa durante a leitura é recorrente na vida de muitas pessoas. Na realidade, dificilmente – para não dizer que é impossível – encontraremos alguém que nunca tenha passado por isso.

Porém, quando essa distração se torna cotidiana, a vida acadêmica e profissional pode ter impactos negativos. Assim sendo, elencamos algumas dicas com o intuito de minimizar esse problema em sua vida. Veja:

1- Coloque o corpo em movimento durante a leitura

Nosso corpo é um todo, e não partes separadas. Ou seja, não podemos separar o nosso corpo físico da nossa mente que lê. Isso quer dizer que devemos incluir movimentos corpóreos durante a leitura ou estudo.

É claro que você não precisa dançar, pular ou qualquer coisa do tipo enquanto estiver lendo. Na realidade, um pequeno movimento já será bem interessante: o de acompanhar a leitura com a ponta do dedo.

Pode parecer algo sutil, mas experimente usar essa prática com mais frequência.

2- Pratique a leitura ativa

A leitura ativa consiste em “interagir” com o texto que se lê. Você pode, dessa forma, transformar o momento de leitura em uma conversa empolgante com o texto. Mas como fazer isso?

Lendo em voz alta; falando sobre o que foi lido; explicando para si mesmo; fazendo questionamentos em voz alta e buscando as respostas no texto; etc.

3- Estipule uma quantidade de páginas para ler e, depois, dar uma pausa

As pausas durante a leitura impedem que o foco do seu cérebro fique saturado e você perca tempo lendo algo que deverá reler logo depois.

Portanto, analise quantas páginas você é capaz de ler mantendo a atenção e faça pequenas pausas (pode ser de apenas alguns segundos) entre uma quantidade de páginas e outra.

Essa pausa pode ser um pensamento aleatório, uma olhada pela janela, etc., nada que seja muito longo, claro. Depois de um período com pequenas pausas, dê uma maior para restaurar a energia mental.

4- Faça constantes anotações e grifos

As anotações, reescritas e grifos podem ajudar a manter a atenção no que está sendo lido. Por isso, assim que o pensamento “Quando estou lendo fico pensando em outra coisa” surgir, anote o que acabou de ler. 

Releia, resuma, grife. Faça isso até conseguir trazer a atenção para o conteúdo lido.

5- Leia em voz alta

Ler em voz alta também pode ajudar você a manter o foco no conteúdo lido. Isso porque além de estar lendo o texto, você também estará ouvindo o que está sendo estudado. Logo, aumentará as formas como o conteúdo chegará ao seu cérebro. Faça o teste!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.