Qual a importância do ensino remoto na educação infantil?

Em tempos de pandemia, muitas pessoas questionam qual a importância do ensino remoto na educação infantil e por que ela deve acontecer na rotina de crianças tão pequenas, afinal.

Por isso, neste conteúdo nós pretendemos responder a esse questionamento, com o intuito de ajudar você a compreender melhor esse assunto. Vamos lá?

Qual a importância do ensino remoto na educação infantil?

A importância do ensino remoto na educação infantil está relacionada não apenas com o currículo escolar, como muitas pessoas podem acreditar. Na educação infantil, não são as “notas” que importam, mas sim, todo o desenvolvimento cognitivo e social que uma criança pode ter.

Por isso que o ensino remoto deve ser mantido, mesmo para crianças pequenas. Primeiro porque se ela já ia à escola e tudo parou, ela poderá sofrer um choque com a perda abrupta de atividades; segundo por que o desenvolvimento infantil não deve ser pausado em casa, jamais! Mas sim, a família sempre deverá ser um suporte a mais para a escola desenvolver as nossas crianças.

Só que além disso, outros fatores podem ser listadas quando pensamos na importância do ensino remoto na educação infantil. Veja quais são:

1- Entretenimento ao lado do desenvolvimento cognitivo

Quando as crianças estão fazendo as suas atividades de educação infantil, muita coisa é posta em prática. O entretenimento se torna algo prazeroso para o pequeno que aprende a gostar do novo, das aprendizagens e das atividades propostas pela escola.

Assim, ao mesmo tempo em que ele fica entretido com um desafio que foi passado pela professora, ele também consegue desenvolver o seu cérebro e a sua cognição de diversas formas.

2- Senso de comunidade que traz confiança e segurança

Quando há o estudo remoto na educação infantil, as crianças podem interagir com os seus coleguinhas, mesmo que por vídeo chamada. Isso faz com que seja, aos poucos, instaurado um senso de comunidade na criança, que é fundamental para o seu desenvolvimento.

Isso porque o senso de comunidade é capaz de trazer:

  • Mais autoconfiança;
  • Aumento da autoestima;
  • Segurança;
  • Controle emocional;
  • Sensação de pertencimento;
  • Sensação de ser amado;
  • Entre outras possibilidades.

3- Interação educativa com a família

A família também passa a interagir muito mais com uma criança que está estudando. Por isso, a importância do ensino remoto na educação infantil é justamente fazer com que as famílias fiquem mais próximas dos seus pequenos, aumentando o vínculo entre eles.

Esse vínculo, além de um poderoso fator para o desenvolvimento da autoestima das crianças, também os ajuda na hora de se sentir mais motivados para os estudos. Pois embora possa parecer banal o estudo nessa idade, é nessa faixa etária que a criança começa a conhecer o universo da aprendizagem escolar.

E, por isso, incentivá-la é de suma importância para desenvolvermos crianças apaixonadas pelos estudos.

4- Desenvolvimento da coordenação motora

Até mesmo a coordenação motora pode ser trabalhada graças a importância do ensino remoto na educação infantil. Por isso, incentive os seus pequenos a fazerem as atividades propostas e veja-os crescendo e se desenvolvimento de maneira incrível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.