Como se concentrar nos estudos online?

Conseguir se concentrar nos estudos online é um grande desafio. Afinal, estamos no conforto da nossa casa e isso, muitas vezes, pode ser um dos motivos pelos quais o foco não é dos melhores.

Pensando nesse cenário, elaboramos este conteúdo com algumas dicas que você pode colocar em prática a partir de hoje. Acompanhe e fique por dentro!

Como se concentrar nos estudos online?

O processo de conseguir se concentrar nos estudos online pode ser gradativo. Isso quer dizer que hoje você pode conseguir focar 10 minutos, mas amanhã já conseguirá 20, e assim por diante. Tudo depende da nossa adaptação com a rotina de estudos.

Por isso, considere as dicas abaixo como sugestões que devem ser colocadas em prática com o intuito de melhorar gradativamente, e não de uma hora para outra, certo? Veja:

1. Tenha um horário específico para estudar – e conheça o seu melhor horário

Você precisa encontrar, dentro da sua rotina, aquele horário de estudos que é mais adequado às suas necessidades. Por exemplo, há quem consiga se concentrar melhor de manhã, enquanto outras pessoas preferem estudar de tarde ou de noite.

Sendo assim, faça testes para encontrar o melhor momento do dia (aquele em que você é mais produtivo e focado). Em seguida, estabeleça-o como o seu momento de estudos, evitando procrastinar ou pular etapas.

2. Prepare o seu ambiente da melhor forma possível

Outro ponto importante para se concentrar nos estudos online é o ambiente em que você está inserido. Quanto mais bem preparado ele for, melhor.

Por isso, evite estudar na cama ou “largado no sofá”, de qualquer jeito. Encontre um espacinho na sua casa e prepare-o com livros, água e, quem sabe, abuse de uma decoração que possa inspirar você a ir cada vez mais longe.

Além disso, cuide da sua postura! Invista em uma cadeira que faça com que você mantenha os pés no chão e a coluna ereta enquanto estuda. Isso melhora o seu conforto, traz bem-estar, cuida da sua saúde e ainda faz a sua mente ficar mais alerta.

3. Cuidado com os estímulos sensoriais – use-os ao seu favor

Os estímulos sensoriais precisam ser usados ao seu favor para que seja possível se concentrar nos estudos online. Isso quer dizer que os sons, cheiros, temperatura e tudo o que você vê deve ser direcionado à sua aprendizagem.

Para isso, use fone de ouvido, aposte em aromaterapia e deixe o ambiente sempre bem arejado. Coloque uma roupa confortável (mas como se estivesse indo à faculdade) e aproveite os efeitos disso.

4. Não deixe tudo para cima da hora

Cuidado com aquela mania de deixar todas as atividades para última hora! Isso é quase que um contrato assinado para não conseguir se concentrar nos estudos online. Portanto, tenha uma rotina e um cronograma que realmente funcione para você.

5. Estude em chamada com seus amigos

Por fim, experimente estudar com o suporte dos seus amigos. Isso pode ajudá-lo a trocar ideia, ensinar outra pessoa (o que melhora a aprendizagem) e a manter os momentos de estudos mais agradáveis e divertidos. Faça o teste e veja os resultados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.