O que fazer para encantar os alunos no primeiro dia de aula?

Afinal, o que fazer para encantar os alunos no primeiro dia de aula? Quais ações podem ser interessantes para que as crianças ou adolescentes se sintam acolhidos? São tantas dúvidas, não é mesmo?

Por isso, neste texto nós trouxemos algumas dicas que podem ser interessantes para você. Esperamos que elas sirvam de suporte para você ter um primeiro dia de aula mais motivador e envolvente! Vamos lá?

O que fazer para encantar os alunos no primeiro dia de aula?

Conseguir encantar os alunos no primeiro dia de aula parece algo muito difícil para você? A gente entende! Afinal, especialmente se você começou em uma nova escola, essa tarefa pode causar um certo frio na barriga.

Porém, isso não quer dizer que seja impossível. Com algum preparo você já conseguirá desenvolver uma relação mais fluida com as crianças. Para isso, veja as nossas sugestões abaixo e use uma dose de autoconfiança para complementar:

1- Receba-os com atenção e tranquilidade

Assim que as crianças começarem a chegar na escola, receba-as com atenção. Converse brevemente com cada uma na porta da sala de aula… Pode perguntar se está tudo bem, como foi o caminho até ali, enfim!

Claro que você não precisa prolongar um diálogo sem fim neste momento, pois isso seria inviável, mas, demonstrar-se disposto a receber um por um pode fazer a diferença.

2- Acolha as famílias

Às vezes, você nem terá tanta dificuldade para encantar os alunos no primeiro dia de aula, mas sim, terá um pouco mais de dificuldade para acolher as famílias! Isso porque, especialmente no caso de filhos único, os pais podem ficar mais inseguros que os pequenos.

Por isso, procure se demonstrar aberto para acolher as famílias também. Converse com os pais que deixam os seus filhos na escola. Troque uma ideia e seja gentil.

Se perceber um grande nervosismo por parte dos pais, tente tranquilizá-los, dizendo que tudo ficará bem e que a criança estará sendo bem cuidada.

Essa proximidade com a família também chegará nos alunos, que conversarão sobre a escola ao chegarem em casa e perceberão que os pais também estão satisfeitos com os professores.

3- Pense em dinâmicas para se apresentar

Fazer brincadeiras e dinâmicas para se apresentar também é uma maneira de encantar os alunos no primeiro dia de aula. Para isso, você pode apostar na sua criatividade para criar jogos e atividades que envolvam as crianças e que sejam divertidas. A nível de exemplo, veja a dinâmica abaixo:

  • Dinâmica do verdadeiro ou falso: Você pode escrever, no quadro, algumas curiosidades sobre você. Parte dessas curiosidades serão verdadeiras, e outras falsas. O jogo é fazer com que os alunos adivinhem o que é verdade e o que é mentira. Veja exemplo do que colocar: “Mora sozinho”; “É filho único”; “Gosta de viajar”; etc.

4- Converse com os alunos sobre o que esperam do ano

Por fim, você também pode fazer com que os alunos criem um planejamento positivo acerca do ano que está começando. Vale, inclusive, apostar na cápsula do tempo para tornar o momento ainda mais divertido. Assim, você terá maiores chances de encantar os alunos no primeiro dia de aula. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.