Vantagens e desvantagens de estudar remotamente

Entender as vantagens e desvantagens de estudar remotamente é o primeiro passo antes de escolher essa modalidade de aprendizagem. Afinal, embora o estudo remoto esteja crescendo a cada dia, algumas pessoas podem não aderir a ele de uma forma positiva.

Por isso, neste conteúdo nós listamos fatores positivos e negativos para você conhecer. Dessa forma conseguirá descobrir se o estudo a distância é interessante para o seu perfil, ou não. Acompanhe!

Conheça as vantagens e desvantagens de estudar remotamente

As vantagens e desvantagens de estudar remotamente são as mais diversas. Você é quem deverá colocar tudo “na balança” e verificar o que pode vir a ser interessante para o seu perfil. Afinal, o estudo remoto pode não ser agradável para alguns estudantes, bem como pode ser a “solução” para outros.

Sendo assim, convidamos você para ver os pontos positivos e negativos dessa modalidade de ensino:

Vantagens

  • Flexibilidade de horário, estudando quando for mais interessante para você.
  • Otimização do tempo, ao poder estudar de casa, sem perder tempo com trânsito.
  • Liberdade para buscar outras fontes de conteúdos, não se privando apenas ao que o professor está apresentando em aula.
  • Diminuição de custos, devido aos gastos com transporte e alimentação não existirem.
  • Custo-benefício, uma vez que uma faculdade on-line costuma ser mais barata.
  • Desenvolvimento da autodisciplina, foco e concentração, afinal, você é quem dirige os seus estudos.

Desvantagens

  • Falta de interação com os colegas, embora isso poderia ser resolvido por meio das videochamadas.
  • Contato assíncrono com professores, o que pode dificultar na hora de ter a resposta de um questionamento.
  • Dificuldade para manter o foco, especialmente se você não tiver um ambiente propício para os seus estudos.
  • Baixa sociabilidade, uma vez que é você por você mesmo.
  • Dificuldade de estudar caso não haja acesso de qualidade à internet.

Estudar remotamente vale a pena?

A resposta mais plausível para essa dúvida é: depende. Tudo dependerá do seu perfil de estudante. Aqui, o ideal é que você sempre pratique o seu autoconhecimento.

Será que você realmente está preparado para o ensino a distância? Você acredita que conseguirá estabelecer uma boa rotina de estudos? Você crê que a falta de contato com os colegas não é algo ruim para a sua aprendizagem?

Analisar todos esses pontos é muito importante. Afinal, o estudo a distância pode sim ter suas vantagens, mas mesmo assim talvez ele não seja adequado para todo tipo de estudante.

Isso porque existem pessoas que aprendem mais na interação ao vivo com professores e colegas. Em contrapartida, existem pessoas que aprendem melhor no silêncio, lendo e anotando sozinhas.

Cabe a você, portanto, verificar o que mais se encaixa na sua rotina e forma de estudar e, assim, viabilizar a escolha mais assertiva. Não tenha pressa quanto a isso e, ainda, considere conversar com colegas que participaram das duas modalidades, analisando quais outros fatores positivos e negativos eles enxergaram.

Quanto melhor for esse mapeamento, melhor será a decisão.

Por fim, considere a possibilidade de experimentar – especialmente se puder migrar de modalidade, mais tarde. Assim você conseguirá sentir na “pele” se vale a pena estudar remotamente.

Boa sorte na sua decisão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.