Quais os benefícios do jogo da memória? Veja aqui!

Entenda os benefícios de investir no jogo da memória.

Você conhece os benefícios do jogo da memória? Ainda não? Pois saiba que essa atividade super simples é capaz de promover muitos efeitos positivos para a sua mente e cérebro. Veja, a seguir, como isso é possível e saiba por que você deve investir em um bom jogo da memória com os amigos.

Quais os benefícios do jogo da memória?

Os benefícios do jogo da memória estão envolvidos com questões interpessoais e intrapessoais. Abaixo você compreenderá melhor esses pontos:

1- Melhora a sua capacidade de foco e concentração

Quando estamos jogando o jogo da memória, tendemos a manter o foco e a concentração bem apurados para o que está acontecendo diante de nossos olhos.

A nossa ideia é manter uma concentração profunda para que possamos encontrar o par da nossa carta virada. Dessa maneira, deixamos de lado as distrações e exercitamos esse estado cerebral de “atenção plena”.

2- Trabalha a interação com outras pessoas

Jogar com outras pessoas pode ser muito satisfatório e prazeroso. Isso porque estaremos estimulando a nossa comunicação interpessoal, e ainda estaremos rindo e nos divertindo com os outros. Logo, nos sentimos mais à vontade e fortalecemos laços sociais com amigos e pessoas que amamos.

3- Desenvolve a sua inteligência espacial

A sua inteligência espacial, de certo modo, também passa a ser estimulada. Afinal, você deverá recordar em qual parte da mesa determinada figura está posicionada. Isso melhora a sua visão geral do ambiente e o espaçamento entre as cartas.

Como consequência, a sua inteligência espacial começa a ser estimulada com mais afinco.

4- Estimula a sua memória

Para os estudantes, o jogo da memória promete estimular o que o seu próprio nome declara: a memória.

Até porque estaremos desenvolvendo nossa memória de trabalho, e isso é muito importante na hora em que estamos lendo, escrevendo ou aprendendo algo, uma vez que precisamos nos manter atento ao raciocínio e a linha de conhecimento explorada nesse caso.

Se a nossa memória de trabalho falhar, não conseguiremos raciocinar acerca de um texto e tampouco interpretá-lo. Consequentemente não seremos capazes de absorver um novo conhecimento, e isso impactará profundamente os nossos resultados acadêmicos.

5- Aumenta a sua autoconfiança

Você sabia que o jogo da memória pode, ainda, melhorar a sua autoconfiança? Incrível, não? E sabe por que isso acontece? A gente te explica!

Basicamente, é necessário ter autoconfiança enquanto se vira uma peça e procura o seu par. Você crê que a sua memória está lhe direcionando ao caminho certo. Ou seja, você acredita que realmente sabe o que está fazendo.

Por isso, a sua autoconfiança começa a ser trabalhada. Você começa a ver que a sua capacidade de reconhecer os pares e lembrar onde eles estão é bem apurada, e isso traz autoestima durante o jogo, especialmente quando você acerta um par.

 

Curioso, não é mesmo? E você conhecia todos os benefícios do jogo da memória? Já pensou em jogar com os seus colegas de faculdade para estimular a mente e as interações? Conta pra gente aqui nos comentários e invista nessa atividade prazerosa e rica. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.