Quais feriados ainda teremos em 2022? Veja a lista

A menos de três meses para o final do ano, ainda restam alguns feriados antes da chegada de 2023. Veja quais

Faltam menos de três meses para o final do ano, mas até lá teremos ainda alguns feriados pelo meio do caminho. Do ponto de vista nacional, os trabalhadores ainda poderão contar com três folgas oficiais. Uma delas é o natal, momento em que várias pessoas já estão de férias. De todo modo, listamos abaixo quais são as datas que ainda restam nos próximos meses.

  • 2 de novembro (quarta-feira) – Dia de Finados
  • 15 de novembro (terça-feira) – Proclamação da República
  • 25 de dezembro (domingo) – Natal

Em 20 de novembro, o país celebra o Dia da Consciência Negra. A data não é considerada um feriado nacional. De todo modo, alguns estados aplicam o feriado estadual. Seja como for, este é um feriado nulo para boa parte dos trabalhadores, já que este ano, ele vai acontecer em um domingo, data que já representa uma folga para a maioria dos cidadãos.

Além destes feriados já citados, alguns estados poderão ter datas próprias, como dias de padroeiros, por exemplo. Assim, é possível que na sua região mais feriados possam acontecer além destes de nível nacional. Alguns deles, aliás, poderão cair justamente em segundas ou sextas, o que poderia formar o chamado feriadão.

Dia depois da eleição

Uma das dúvidas mais comuns por parte dos trabalhadores é a situação do trabalho no dia depois da eleição. Esta é uma questão que existe porque se imagina que boa parte dos trabalhadores queiram comemorar o resultado da eleição até altas horas do domingo (30). De todo modo, não há nada que indique que o dia 31 de outubro seja feriado no país.

Dessa forma, mesmo que o seu candidato vença as eleições, é importante lembrar que o dia seguinte é dia de trabalho normal. Obviamente, há exceções para estes casos. Um cidadão que trabalha em uma equipe de marketing de um determinado partido, poderá ganhar um descanso do seu chefe no dia seguinte, mas trata-se de uma questão específica.

Copa do Mundo

Outro evento que vai acontecer este ano e que deve mobilizar uma parcela da população é a Copa do Mundo. A competição vai reunir 32 seleções de todo o planeta, e entre elas estará o Brasil, que já tem três jogos confirmados na primeira fase.

O Brasil estreia contra a Sérvia na quinta-feira, 24 de novembro, às 16h. Logo depois, a seleção joga contra a Suíça em uma segunda-feira, dia 28, às 13h. A Seleção fecha sua campanha na primeira fase contra Camarões no dia 2 dezembro, uma sexta-feira, às 16h. Não há, portanto, nenhum jogo marcado para os finais de semana.

Os três jogos não são os únicos que podem ser disputados em dias úteis. Caso o Brasil se classifique na primeira posição do seu grupo, disputa as oitavas de final no dia 5 de dezembro, uma segunda-feira, às 16h. Se o time comandado por Tite se classificar na segunda posição, joga a fase de mata-mata no dia 6 de dezembro, uma terça-feira, às 16h.

O fato de o Brasil só ter jogos marcados em dias úteis, não significa dizer que os trabalhadores brasileiros não poderão assistir nada. Como acontece em todas as Copas do Mundo, os empregados podem entrar em acordos com os seus patrões.

O empregador pode, por exemplo, transferir o dia de trabalho para uma outra data, ou flexibilizar a jornada de trabalho em dias de jogos do Brasil. Há ainda a opção de instalar uma televisão, ou mesmo um telão para que os empregados pausem seus trabalhos por duas horas para conseguir assistir a partida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.