Agências bancárias podem abrir nos finais de semana com aprovação de novo projeto

Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados quer obrigar abertura de agências bancárias nos finais de semana

Se depender de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, os bancos serão obrigados a abrir as suas agências também nos finais de semanas. Aos sábados, os pontos físicos precisariam abrir das 9h até as 14h. Já aos domingos, o expediente dos funcionários poderia ser feito das 9h às 13h, respeitando as mesmas regras.

O texto em questão é de autoria do deputado federal David Soares (DEM-SP). Ele segue em tramitação na Câmara desde o ano de 2019, quando foi lançado pela primeira vez. Havia um debate sobre o tema marcado para esta semana no Congresso Nacional. No entanto, a reunião, que contaria com representantes dos bancos, foi cancelada.

Contudo, mesmo com o cancelamento do debate, o texto segue em tramitação. O autor do projeto diz que a nova medida poderia ser uma boa notícia para as pessoas que precisam trabalhar durante a semana. O parlamentar alega que boa parte dos indivíduos não conseguem ir ao banco, porque não há horário disponível para elas.

Hoje, a única regulação de horário de atendimento dos bancos é feita pelo Banco Central (BC). De acordo com as regras atuais, as agências precisam ficar abertas por, no mínimo, cinco horas diárias ininterruptas. De modo que das 12h às 15h todas as agências precisam estar funcionando normalmente. As outras normas são definidas por cada banco.

Atualmente, os bancos podem abrir aos sábados e domingos, caso decidam. No entanto, na prática, as agências ficam fechadas nos finais de semana, nos feriados, na segunda e terça de carnaval, no dia de Corpus Christi, no dia 2 de novembro e também no último dia do ano. O projeto que prevê a mudança nas regras segue em tramitação em caráter conclusivo.

O outro lado

Se, por um lado, o deputado autor do projeto diz que a nova lei pode ser uma boa notícia para os trabalhadores que precisam de atendimento, há também uma preocupação com os servidores que precisam atender as pessoas.

Atualmente, bancos das mais variadas vertentes afirmam que o número de funcionários é baixo para atender todas as pessoas. Caso a lei seja aprovada e as agências tenham que ficar abertas também nos finais de semana, os empregados do setor ganharão ainda mais trabalho.

De toda forma, todas as questões citadas poderão ser debatidas na reunião que acontecerá no Congresso Nacional sobre o tema. Ainda não há uma data para o encontro. O Banco Central (BC) ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Auxílios e benefícios

Boa parte dos cidadãos brasileiros usam os bancos para receber auxílios, créditos e benefícios sociais do Governo. Dessa forma, o novo projeto em tramitação na Câmara pode também mexer com a vida dessas pessoas de alguma forma.

Alguns trabalhadores não encontram tempo para tirar uma dúvida na Caixa Econômica Federal, por exemplo, durante o tempo comercial. Caso as agências abram nos finais de semana, eles poderia sanar os seus problemas.

De toda forma, vale sempre lembrar que a maioria dos grandes bancos brasileiros possui um sistema próprio de Internet Banking. Por eles, é possível não apenas movimentar o dinheiro de programas sociais, como também tirar dúvidas com atendentes virtuais, mesmo em finais de semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.