PSOL denuncia Bolsonaro à OMS por má gestão da Covid-19: “risco para a comunidade internacional”

A bancada do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) na Câmara dos Deputados fez uma denúncia contra o governo Bolsonaro à OMS (Organização Mundial de Saúde) por violações de direitos humanos e descaso na gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil. As informações são da colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo.

A carta assinada pelas parlamentares Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim, Vivi Reis e David Miranda pede que a OMS faça recomendações para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “deixe de difundir informações falsas ou manipuladas” sobre a eficácia de máscaras de proteção contra Covid-19 e em relação a medicamentos sem efeito comprovado contra a doença, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

O documento traça um breve histórico da gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil e aponta para a necessidade de cooperação internacional para enfrentar a crise sanitária que vive o país. A denúncia ainda pede que a organização cobre do governo brasileiro uma campanha ampla de conscientização sobre os riscos da Covid-19.

“Nosso país carece de um organismo central de coordenação, independente do sr. Bolsonaro, tanto para combater a disseminação do novo coronavírus e suas variantes, bem como para superar todo o desastroso atraso promovido pelo presidente de nossa República”, destacam os deputados federais.

Gestão de Bolsonaro na pandemia de Covid-19 é risco para o mundo

Endereçada ao Presidente do Conselho Executivo da OMS (Dr. Harsh Vardhan), ao Vice-Presidente do Conselho Executivo da OMS (Dr. Ahmed Mohammed Al Saidi) e ao Diretor-Geral da OMS (Dr Tedros Adhanom Ghebreyesus), a carta pede que a OMS se atente para o surgimento de novas cepas do coronavírus e para “risco que a gestão de Bolsonaro representa para o povo brasileiro e para a comunidade internacional“.

A denúncia, que também foi encaminhada para CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e ao Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos, solicita a criação de um comitê internacional para fiscalizar a gestão do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.