O Salazarismo: a ditadura do Estado Novo português

O Salazarismo: um resumo para as suas provas

O Estado Novo português também recebe é denominado de Salazarismo devido ao nome de seu ditador Antônio de Oliveira Salazar. 

Ao lado de outras importantes ditaduras, o Salazarismo foi um regime autoritário e repressivo. Dessa forma, devido aos seus principais aspectos e às consequências por ele provocadas, o governo de Salazar aparece com frequência nas principais provas de história geral do país.

Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho em qualquer prova de história.

O Salazarismo: Introdução

O Salazarismo, também chamado de Estado Novo Português, é o nome que o regime de Antônio de Oliveira Salazar recebe. O seu governo, inspirado no Fascismo e no integralismo, se inicia no ano de 1926 e termina no ano de 1974.

O Salazarismo: Antecedentes Históricos

A Primeira República Portuguesa substitui a monarquia em 1910. Porém, o período é marcado por grandes instabilidades e diversas crises, principalmente devido à participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial.

Portugal vivia uma crise econômica, política e social. A instabilidade e o fraco governo republicano concedem o acontecimento da Revolução Nacional de 28 de maio de 1926, que inaugura a Segunda República Portuguesa. O período será marcado pela participação dos militares na política.

Posteriormente, o professor universitário Antônio de Oliveira Salazar é chamado pelo governo militar para assumir o Ministério das Finanças de Portugal.

Salazar, como Ministro, consegue recuperar a economia portuguesa e conter os gastos públicos. O seu sucesso no ministério faz com que ele ganhe credibilidade entre os militares. Em 1928, os militares articulam um golpe de Estado que colocaria Salazar como chefe de governo, inaugurando o Salazarismo.

O Salazarismo: Características

O Salazarismo era um governo autoritário. Assim, ele possuía algumas características em comum com demais autoritarismos. Entre eles, podemos citar:

  • tradicionalismo
  • nacionalismo
  • autoritarismo
  • antidemocracia
  • anticomunismo
  • conservadorismo

Salazar concentrava os poderes executivo e legislativo em suas mãos. Com plenos poderes, ele proíbe as greves, extingue os partidos políticos e se aproxima da Igreja Católica.

Além disso, o Salazarismo, com a sua política colonialista e expansionista, relutava em conceder independência para as suas colônias na África. Diversos conflitos ocorreram em decorrência dessa situação.

É importante destacar também que, assim como na maioria das ditaduras, Salazar instituiu a censura aos meios de comunicação e a apreensão de livros considerados subversivas. A propaganda era também muito utilizada pelo governo de Salazar.

O Salazarismo: Fim do Regime

O Salazarismo se enfraqueceu consideravelmente devido à participação portuguesa em guerras coloniais, especialmente contra Angola, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe,Timor-Leste e Moçambique.

Além disso, Salazar foi afastado em 1968 por motivos de saúde. Pouco tempo depois, o regime seria derrubado pela chamada Revolução dos Cravos, no ano de 1974.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.