Prova de vida: prazo para realização está acabando para estas pessoas

De acordo com informações do INSS, prazo para realização da prova de vida está acabando para um determinado grupo de pessoas

Cerca de 7 milhões de brasileiros que precisam fazer a prova de vida ainda não a fizeram. Quem está dizendo isso é o próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para pelo menos uma parte dessas pessoas, o prazo para a realização dessa fé de vida está se aproximando do final. Pelo menos é o que mostra o calendário oficial.

De acordo com as regras atuais, o INSS lançou uma espécie de formulário de prazos para a realização da prova de vida. Quem deveria ter realizado  esse procedimento pela última vez entre os meses de setembro e outubro de 2020 precisa fazer esse processo até o próximo dia 30 de setembro deste ano.

Quem não fizer vai acabar passando por três etapas. A primeira é a de bloqueio. Essa é a primeira fase. Logo depois, o INSS aplica a suspensão. Por fim, quando o segurado segue sem fazer a prova de vida o benefício é totalmente descontinuado e passa por um cancelamento definitivo. Pelo menos é isso o que a regra diz.

Não é preciso esperar até o mês do final do prazo para realizar essa prova de vida. De acordo com as informações do INSS, quem não realizou esse procedimento desde antes do início da pandemia, pode ir até a agência do banco em que recebe o benefício e realizar o ato. Todo o processo não dura mais do que alguns minutos.

De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 28 milhões de segurados realizaram o procedimento da fé de vida entre o ano passado e agora. Isso inclui o período em que o INSS retirou a obrigatoriedade da realização do processo.

Veto presidencial

Há uma certa confusão sobre esse tema. E o fato é que a pandemia acabou complicando tudo ainda mais. É que agora é preciso verificar qual é a data de vencimento de 2020 para saber quando é preciso ir realizar o procedimento este ano.

E a complicação ficou ainda maior porque o Congresso Nacional aprovou a retirada da obrigatoriedade para as pessoas fazerem a prova de vida este ano. Só que logo depois o Presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar este trecho do texto.

O que está valendo agora de fato é que as pessoas precisam fazer a prova de vida. A obrigatoriedade existe e é preciso respeitar os prazos do INSS. Quem não seguir essas datas pode acabar ficando sem o benefício previdenciário.

Prova de vida

Vale lembrar que a grande maioria dos segurados do INSS são pessoas mais idosas. Em muitos desses casos, esses cidadãos não costumam ter muita afinidade com dispositivos de internet. Pelo menos é o que acontece em regra geral.

É justamente por isso que é importante passar essas informações da maneira mais limpa possível para esses usuários. É que, caso contrário, eles podem acabar caindo inclusive em golpes de internet.

A prova de vida é um dispositivo que o INSS usa para saber se usuário está vivo. Só assim é que ele vai poder continuar recebendo o benefício previdenciário. O nome portanto é bem sugestivo. As regras é que costumam não ser tão simples de entender.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.