Profissões mais promissoras para 2022, segundo o Linkedin

Foi divulgado na última terça-feira (18) o levantamento anual do LinkedIn, onde foi catalogada uma lista das 25 profissões que mais cresceram nos últimos 4 anos. A plataforma já é considerada a maior rede social profissional que existe.

Assim como as outras mídias sociais como Facebook e Twitter, por exemplo, a plataforma também possibilita interação social, o seu diferencial é que, nessa rede social, essas interações têm como objetivo influenciar a carreira.

De acordo com a pesquisa, as profissões no setor de tecnologia devem seguir em alta, a mesma vem ganhando cada vez mais tração no país, devido o avanço da pandemia impulsionou a adaptação de escritórios ao modelo de trabalho remoto. Agora, empresas passaram a priorizar a experiência de usuários em redes sociais, sistemas de análise de dados e cibersegurança.

Setor da tecnologia

Com o atual mercado voltado para os profissionais de TI e os analistas de dados, a necessidade de recrutadores especializados em tecnologia se tornou diretamente proporcional, ganhando um grande impulso, isso pode justificar a dianteira do cargo no ranking do LinkedIn.

De acordo com Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, o que podemos  observar, é um cenário de progressivas mudanças para o mercado de trabalho do futuro. “Habilidades comportamentais continuam essenciais, mas vemos uma procura maior por especialização em tecnologia. Vale dizer que isso se replica em diversos países, e a necessidade de empresas por cargos nessa área aumenta ano após ano”, informou.

Profissões em outras áreas

Ainda sobre o levantamento, os Estados Unidos, por outro lado, possui um mercado mais consolidado no setor, pode-se observar uma mudança de demanda em outros setores. Por lá, carreiras ligadas à diversidade, sustentabilidade, biologia molecular e especializações focadas em vacinas devem disparar durante o ano de 2022.

No Brasil, apesar de compor o grosso do levantamento, a área de tecnologia não é a única promissora para 2022. Também podemos observar vagas em enfermaria intensivista, coordenação de vendas e experiência do consumidor também despontam no ranking. Confira abaixo a lista das 25 principais carreiras:

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia;
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE);
  3. Engenheiro(a) de dados;
  4. Especialista em cibersegurança;
  5. Representante de desenvolvimento de negócios;
  6. Gestor(a) de tráfego;
  7. Engenheiro(a) de machine learning;
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário;
  9. Cientista de dados;
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas;
  11. Engenheiro(a) de robótica;
  12. Desenvolvedor(a) Back-end;
  13. Gerente de engajamento;
  14. Gerente de equipe de produto;
  15. Engenheiro de QA (Quality Assurance);
  16. Consultor(a) de gestão de dados;
  17. Líder de experiência do cliente;
  18. Analista de design;
  19. Analista de soluções;
  20. Analista de gestão de riscos;
  21. Consultor(a) de design de produto;
  22. Coordenador(a) de vendas internas;
  23. Enfermeiro(a) intensivista;
  24. Designer de conteúdo;
  25. Instrutor(a) de Agile.

Além disso, devido à pandemia, muitos Concursos Públicos haviam ficado suspensos por dois anos, mas para a felicidade de muitos os mesmos retornaram a acontecer no início de 2022. De acordo com especialistas, a expectativa é de que cerca de 230 mil vagas dentre diversas profissões sejam abertas no país, representando um bom sinal para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.