Prepare-se! Governo LIBEROU saque do FGTS a partir da próxima segunda-feira (01); veja quem recebe e como sacar

Ao contrário do saque por rescisão, esta modalidade permite que os indivíduos retirem uma parte do seu saldo disponível de uma conta ativa ou inativa do Fundo

Uma nova liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) será disponibilizada a partir da próxima semana. Diante disso, é imprescindível que os profissionais elegíveis sejam informados sobre o prazo para desistência.

Ao contrário do saque por rescisão, esta modalidade – conhecida como saque-aniversário – permite que os indivíduos retirem uma parte do seu saldo disponível de uma conta ativa ou de inativa do Fundo.

Saque do FGTS é liberado para novo grupo

A modalidade do saque-aniversário é realizada anualmente, especificamente no mês de aniversário do trabalhador. Assim, na próxima semana marcará a disponibilização de uma nova fase do programa para os trabalhadores interessados ??em aderir ao benefício. Ademais, refere-se às inscrições do mês de abril.

Conforme informado anteriormente, o saque de recursos da conta do FGTS só está disponível uma vez por ano, no mês de aniversário da pessoa física. Aderindo a este protocolo, o calendário de usufruto deste sistema segue um calendário mensal.

De acordo com o cronograma oficial do Fundo, em decorrência disso, o desembolso está previsto para ocorrer entre 1º de abril e 28 de junho. Em relação ao prazo de saque, como pode ser visto, é possível acertar o detalhamento em um prazo de até 60 dias, a partir do primeiro dia de cada mês.

Quem tem direito a receber?

Essa opção de saque é um direito concedido a todos os trabalhadores que possuem contas no FGTS, sejam eles ativos ou inativos. Portanto, o único requisito para tais indivíduos é que mantenham um saldo disponível para fins de retirada.

O benefício do Fundo é destinado a todos os trabalhadores do setor privado, trabalhadores ocasionais, empregados temporários, trabalhadores rurais, trabalhadores da colheita e atletas profissionais.

Além disso, a operação de saque ainda pode ser executada pelos investidores, desde que mantenham saldo em sua conta. Antes de participar do saque-aniversário, os indivíduos devem prestar muita atenção aos termos e condições deste serviço.

Ao optar por esse formato, o empregado perderá o direito de sacar o valor integral de sua conta em caso de demissão sem justa causa. Em vez disso, eles só terão direito a receber uma indenização equivalente a 40% desse valor.

Prepare-se! Governo LIBEROU saque do FGTS a partir da próxima segunda-feira (01); veja quem recebe e como sacar
Ao contrário do saque por rescisão, esta modalidade permite que os indivíduos retirem uma parte do seu saldo disponível de uma conta ativa ou inativa do Fundo – Imagem: Shutterstock

Calendário oficial

Abaixo estão os dados oficiais do calendário do FGTS, divulgados pelo Governo Federal.

  • Indivíduos nascidos em janeiro: de 02 de janeiro a 29 de março de 2024;
  • Nascidos em fevereiro: de 01 de fevereiro a 30 de abril de 2024;
  • Indivíduos nascidos em março: entre 01 de março e 31 de maio do ano de 2024;
  • Indivíduos nascidos em abril terão direito ao benefício de 01 de abril a 28 de junho de 2024;
  • Nascidos em maio: de 02 de maio a 31 de julho de 2024;
  • Nascidos em junho: de 03 e 30 de agosto do ano de 2024;
  • Indivíduos cujo mês de nascimento seja julho são elegíveis para esta oferta de 01 de julho a 30 de setembro de 2024;
  • Indivíduos nascidos em agosto terão direito à inscrição de 01 de agosto a 31 de outubro do ano de 2024;
  • Nascidos em setembro se enquadram na faixa de datas de 02 de setembro a 30 de novembro, inclusive, para o ano de 2024;
  • Os trabalhadores cujos nascimentos ocorreram em outubro serão elegíveis para os benefícios correspondentes de 01 de outubro a 29 de dezembro do ano 2024;
  • Indivíduos nascidos em novembro: a partir de 01 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025;
  • Indivíduos nascidos em dezembro, no período de 02 de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025.

O saque dos recursos poderá ser realizado em qualquer agência lotérica ou terminal de autoatendimento. Basta que os beneficiários apresentem o Cartão de Cidadão para procederem à transação.

A operação também pode ser realizada remotamente pelo aplicativo FGTS. Esta plataforma permite rastrear detalhes adicionais de fundos de contas e envios de solicitações de serviço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.