Prazo para renegociar suas dívidas termina na próxima quarta (30)

Foi iniciado no dia 1º de novembro, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Segundo informações, a iniciativa que vai até a próxima quarta-feira (30)

Foi iniciado no dia 1º de novembro, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa que vai até a próxima quarta-feira (30), está sendo realizada em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil (BCB), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Trata-se de uma oportunidade de os consumidores conseguirem descontos em suas dívidas. Normalmente, os débitos em negociação são com instituições financeiras, mas também são acordados as dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito que estão em atraso no pagamento.

 

Como participar do mutirão

Segundo a Febraban, as dívidas podem ser negociadas diretamente com o banco ou através do Portal Consumidor Gov.br. Desse modo, o interessado deve apresentar uma proposta de negociação à instituição em que a dívida está em aberto. Na sequência, o banco terá 10 dias para analisar a solicitar e responder o consumidor.

Todavia, também é possível acessar a página do mutirão e verificar o link para o Registrato. Por meio do sistema do Banco Central, é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que consiste em uma lista de dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras.

“Os mutirões de renegociação das dívidas já fazem parte do nosso calendário anual, como um esforço permanente do setor para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças. Além da renegociação das dívidas, o consumidor tem acesso à plataforma de educação financeira com informações relevantes e de fácil compreensão, para que ele evite o endividamento de risco e melhore a sua vida financeira”, afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban.

 

Feirão Limpa Nome da Serasa

Consumidores que estão com o nome sujo podem negociar suas dívidas e sair do vermelho. A Serasa está promovendo mais uma edição do Feirão Limpa Nome, que oferece descontos de até 99% para pagamento de débitos em várias empresas parceiras.

Desta vez, a campanha está contando com a participação de mais de 250 empresas, entre bancos, varejistas, entre outros setores. Dentre elas estão: ItaúBradescoBanco do Brasil, Banco BV, Riachuelo, Magazine Luiza, Claro, Tim, Vivo, Havan e Sky.

Os endividados poderão negociar suas dívidas pela internet de forma prática, além disso, a novidade da vez é a quitação do débito através do Pix. Quem optar por este serviço terá o CPF retirado do órgão de proteção ao crédito em até 24 horas.

De acordo com a Serasa, o Feirão Limpa Nome ficará aberto até o dia 05 de dezembro de 2022, prevendo negociações em mais de 260 empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.