Banco Central destaca PIX na evolução dos pagamentos digitais

Banco Central destaca PIX na evolução dos pagamentos digitais. Confira dados oficiais sobre o mercado nacional!

O Banco Central do Brasil (BCB) publicou, nesta terça-feira, 22/11, as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, destacando as transações via PIX, de acordo com informações oficiais.

Banco Central destaca PIX na evolução dos pagamentos digitais

Alguns dados referentes ao primeiro semestre de 2022 também foram divulgados, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

As estatísticas compilam informações enviadas pelos diversos participantes do mercado referentes ao uso dos instrumentos de pagamento no país, ao mercado de cartões de pagamento e aos canais de serviços providos para acesso às transações bancárias; e informações coletadas das infraestruturas operadas pelo Banco Central. As estatísticas não contemplam dados de transações de pagamento utilizando dinheiro (em espécie). 

Dados oficiais

Segundo informações do Banco Central do Brasil (BCB), em 2021, as transações de pagamento (excluídas aquelas em espécie) continuaram apresentando uma forte evolução, tanto em termos de quantidade de transações quanto de volume financeiro.

Atingindo a totalidade de 58,8 bilhões de transações e montante financeiro de R$ 76,9 trilhões, equivalente a cerca de 9 vezes o PIB, o que representou um crescimento de 40% na quantidade de transações e de 27% no volume transacionado, em relação a 2020, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Crescimento de transações

O crescimento da quantidade total de transações (excluídas aquelas em espécie) observado em 2021, em comparação ao ano anterior, se deu, principalmente, pela adoção acelerada do uso do PIX pela sociedade, como nova alternativa para efetuar seus pagamentos.

Mercado de cartões

Além disso, pela expansão do mercado de cartões, que manteve crescimento nas modalidades de crédito (34%), débito (18%), e pré-pago (213%), segundo o Banco Central do Brasil (BCB). Foi observado, ainda, um discreto crescimento no uso do débito direto (9%) e do boleto (9%), e redução no uso do cheque, transferências interbancárias e intrabancárias. 

As transações via PIX movimenta o mercado financeiro

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), em relação à participação na quantidade de transações por tipo de instrumento de pagamento (excluídas aquelas em espécie), o PIX se destacou.

Assim, atingindo o patamar de 16% destas transações em 2021, em detrimento aos outros meios de pagamento, como, por exemplo, o boleto, cuja participação foi reduzida de 13% para 10% e o débito direto, de 15% para 11%, em comparação a 2020. 

Sobre a utilização de cartões

A participação das transações com cartões, por sua vez, respondeu por 51% dos pagamentos em 2021 (em 2020 responderam por 53%), informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Em termos de quantidade de transações por canal de serviços (internet, telefone celular, agências e postos de atendimento, correspondentes no país, ATM e centrais de atendimento) providos para acesso às transações financeiras (excluídas aquelas em espécie) e não financeiras (por exemplo, consultas a saldo, extrato etc.), destaca-se a utilização de telefones celulares como o principal canal, representando 68% do número total de transações, em 2021, de acordo com informações oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.