Saiba como consultar se o seu nome está no Registrato dos bancos

O Banco Central lançou o Registrato, com o objetivo de ajudar os brasileiros a localizarem os recursos por meio de suas informações básicas da vida financeira.

É comum que os brasileiros possuam mais de uma conta em bancos, sendo em instituições digitais ou físicas. Normalmente, os cidadãos abrem diversas contas a fim de desfrutarem de benefícios ofertados pelos bancos, pela segurança, entre outras razões.

No entanto, no caso da maioria dos brasileiros, diversas contas são abertas, mas apenas algumas são utilizadas. Por esse motivo, os valores guardados pelos cidadãos podem até ser esquecidos nas instituições menos acessadas.

Portanto, pensando nisso, o Banco Central lançou o Registrato, com o objetivo de ajudar os brasileiros a localizarem os recursos por meio de suas informações básicas da vida financeira.

Registrato é um sistema que armazena e permite a consulta de dados financeiros do cidadão, como empréstimos em seu nome, chaves PIX ativas e outras informações. Além disso,  o cidadão pode consultar se o seu CPF foi utilizado por terceiros.

A plataforma fornece um histórico bastante detalhado sobre o financeiro do cidadão. Dessa forma, diversas empresas costumam acessar o Registrato em fase de análise, para verificar a situação financeira de algum cliente antes de oferecer cartão de crédito e empréstimos, por exemplo.

Como consultar o nome no Registrato dos bancos?

Para ter acesso às informações financeiras, o cidadão deve, primeiramente, entrar na plataforma Registrato, por meio do site oficial. Na página, basta criar uma senha e um login ou utilizar sua conta Gov.br para acessar.

É importante salientar que o Banco Central informou, recentemente, que a partir de fevereiro de 2023, o Registrato passará por algumas alterações, que vão possibilitar que o cidadão acesse a ferramenta por meio do site do Governo Federal. No entanto, para isso, é necessário que o cidadão tenha a conta Gov.br ativa.

Passo a passo para abertura da conta gov.br

Os cidadãos que ainda não possuem cadastro, podem abrir a conta gov.br gratuitamente. O cadastro pode ser feito das seguintes formas:

Confira o passo a passo para abrir a conta:

  1. Entre no site ou baixe o aplicativo gov.br;
  2. Na sequência, informe o seu CPF e clique em “Continuar”;
  3. Leia, aceite os termos e clique em “Continuar”;
  4. Feito isto, indique os bancos para criar a conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso você não possua conta em banco ou não queira utilizá-la;
  5. Informe os dados solicitados pelo sistema e clique em “Confirmar”;
  6. Verifique se as informações foram repassadas corretamente;
  7. Um código será enviado pelo e-mail ou pelo celular. Ao recebe-lo, coloque no lugar indicado;
  8. Em seguida, crie uma senha que atenda os critérios exigidos;
  9. Por fim, acesse a sua conta com seu login e senha recém-criados.
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