PRAZO FINAL! Saque do FGTS para ESTES trabalhadores está chegando ao fim; veja como receber

Grupo de trabalhadores têm até o dia 31 de agosto para solicitar o saque do FGTS. Entenda!

Os trabalhadores brasileiros devem estar atentos ao prazo final para receber o pagamento do novo saque do FGTS. Trata-se de uma modalidade que estará disponível até o dia 31 de agosto para um grupo de trabalhadores.

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um fundo criado para resguardar a vida financeira do trabalhador, caso ele seja demitido sem justa causa. Assim, ao perder o emprego, poderá ter tempo suficiente para se recolocar no mercado de trabalho.

O valor disponível no fundo não fica disponível a qualquer momento. Dessa forma, só é possível ter acesso a ele e fazer o saque em alguns casos específicos definidos por lei. A seguir, entenda quem tem direito ao saque extra do FGTS ainda este mês e como receber os valores.

Quem tem direito ao saque do FGTS este mês?

Saque do FGTS
Saque do FGTS. Imagem: Reprodução.

Uma das modalidades disponíveis de saque do FGTS é o saque aniversário. Por meio dele, o trabalhador pode receber parte do saldo disponível nas suas contas uma vez por ano, no mês do seu aniversário.

Nesse sentido, este mês recebem as pessoas que nasceram em agosto. Para ter direito ao recebimento, o trabalhador precisa fazer a opção da modalidade de forma online.

No entanto, para aqueles que  nasceram em agosto e ainda não fizeram a adesão, ainda dá tempo de receber parte do FGTS. Para isso, precisam escolher a modalidade até o último dia do mês.

Como aderir ao saque aniversário do FGTS?

Aderir ao saque-aniversário do FGTS é muito fácil e rápido. Isso porque todo o procedimento é realizado diretamente do celular do trabalhador, por meio do aplicativo FGTS. Assim, após baixar o app, que está disponível para aparelhos Android e IOS, basta seguir o passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, faça o login no aplicativo, utilizando o seu CPF e senha;
  2. Depois, clique na opção “Meu FGTS”;
  3. Na sequência, selecione a opção “Saque-Aniversário”;
  4. Por fim, leia os termos e condições. Se estiver de acordo, clique em “Aderir ao saque aniversário para confirmar.

Pronto! A partir de agora, já será possível receber a parcela do saque-aniversário do FGTS todos os anos no mês do seu aniversário. O depósito é feito na sua conta da Caixa Econômica Federal ou na conta indicada no aplicativo FGTS. Dessa forma, para receber basta acessar a sua conta e movimentar a quantia que já estará disponível.

Informações importantes sobre o saque-aniversário

Antes de aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve estar atento aos seus prós e contras. Isso porque, ao escolher a modalidade, ele estará abrindo mão do saque rescisão.

O saque rescisão é a modalidade padrão do FGTS. Isso significa que quando uma pessoa assina a carteira de trabalho, ela passa a fazer parte do saque rescisão automaticamente. Por meio dele, é possível receber todo o saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Por outro lado, ao optar pelo saque aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque rescisão e passa a receber parte do saldo todos os anos, no mês do seu aniversário. Dessa maneira, caso seja demitido sem justa causa, poderá receber apenas a multa rescisória.

Antecipação do saque-aniversário

As pessoas que optam pelo saque-aniversário também têm a opção de fazer o adiantamento do saque. Essa alternativa é uma vantagem oferecida por instituições financeiras e se trata de uma forma de empréstimo.

Para aderir, basta ser optante do saque-aniversário do FGTS e entrar em contato com a sua instituição financeira. A quantidade de parcelas que o trabalhador pode adiantar vai depender de cada instituição.

No entanto, em todos os casos, o trabalhador recebe o valor adiantado e dá como garantia o pagamento das parcelas dos anos seguintes.

Esta também é uma opção que deve ser analisada com cautela pelo trabalhador. Isso porque, quando ele faz a antecipação do saque aniversário do FGTS, não poderá utilizar o fundo para outros fins, enquanto ele estiver sendo a garantia do empréstimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.