Poupança: viabilize um planejamento flexível na sua rotina

Você pode viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro que considere suas particularidades de modo flexível. Veja dicas!

Você pode viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro que considere suas particularidades de modo flexível.

Poupança: viabilize um planejamento flexível na sua rotina

É importante que você tenha um planejamento financeiro flexível para que você faça da poupança o resultado de um processo, e não exatamente o seu único objetivo dentro de um planejamento. É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não estão em uma situação financeiramente estável.

Entretanto, conceituar a poupança como uma maneira de lidar com seu dinheiro é uma forma orgânica de viabilizá-la, tornando esse conceito parte da sua rotina através de um planejamento financeiro não estático.

Defina suas metas 

Primeiramente, você deve definir suas metas e separá-las entre curto, médio e longo prazo. Além disso, é importante que você faça um planejamento que contemple suas mudanças comportamentais. Visto que, dessa forma, você poderá definir metas elevadas com o passar do tempo.

Você pode utilizar uma ferramenta de gestão para essa finalidade, como o Trello, ou ainda, pode fazer o uso de aplicativos diversos. O mais importante é que você separe seus custos e tenha clareza sobre quais são seus hábitos passíveis de mudanças.

Faça trocas financeiramente viáveis

Por exemplo, você pode mudar a opção do seu cartão de crédito, trocando um cartão tradicional por um isento de tarifas. Dessa forma, estará gerando economia na sua rotina sem abdicar de um serviço bancário.

Dentro do modelo de poupança flexível, você deve direcionar o valor que seria referente a tarifa do cartão para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios.

Com o passar do tempo, você poderá modificar os valores para metas fixas; o mais importante é que você visualize de forma tangível a frequência de depósitos para que você veja quantos hábitos você já modificou e quantos impulsos de compra você já aprendeu a questionar.

Dessa forma, você estará reforçando seus hábitos de maneira sustentável; o que pode ser de grande valia para que você tenha uma relação saudável com o seu dinheiro em longo prazo.

Refaça o seu processo periodicamente

É importante que refaça o seu planejamento frequentemente para que você defina metas mais elevadas; bem como, para que você analise quais são as mudanças que você já realizou.

Dessa forma, você poderá criar um ciclo positivo para suas finanças; de modo que a poupança seja um hábito, mais do que a única opção de investimento. Haja vista, as diversas opções de renda fixa que o mercado de investimentos oferece para o seu futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.