Poupança: trocas econômicas e planejamento gradual

A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro pessoal flexível. Confira dicas para o seu planejamento financeiro!

A poupança pode ser parte de um fluxo financeiro pessoal flexível que impacta positivamente a sua rotina, por isso, é viável que considere elaborar um planejamento de forma faseada e gradual.

Poupança: trocas econômicas e planejamento gradual

Não é necessário abdicar da poupança por não direcionar valores fixos mensais para essa finalidade. Visto que é possível que o seu planejamento financeiro considere modificar seus hábitos de consumo de maneira planejada.

Separe seus custos

É importante que separe seus custos pessoais entre fixos e variáveis, dessa forma, ficará mais fácil identificar quais hábitos são passíveis de mudanças.

Faça pequenas mudanças

Contudo, essas mudanças não precisam ser radicais. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção ou diminuição de taxas para o cliente final.

Dentro do conceito de poupança flexível é viável poupar os valores economizados, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, estará criando um caminho positivo para lidar com suas finanças pessoais.

Seja flexível com o seu processo

Sendo assim, analise dentro do seu estilo de vida o que pode ser modificado, ainda que a economia gerada seja irrisória. Pois, o mais importante é que faça essa observação e construa suas metas de modo flexível.

Refaça o seu processo de forma periódica

Com o passar do tempo é viável que modifique o seu processo financeiro e direcione valores fixos para a poupança. No entanto, a flexibilidade deve fazer parte do seu planejamento, ainda que suas metas sejam monetariamente mais elevadas, já que é necessário que o seu planejamento financeiro não faça parte de um ciclo de autocobrança.

Sendo assim, poderá construir uma relação positiva com o seu fluxo financeiro pessoal; o que irá permitir que alcance outras possibilidades em longo prazo.

Estude outras opções

Além disso, a poupança pode ser um conceito na sua rotina e não a sua única opção no que tange aos seus investimentos. Visto que o mercado de investimentos oferece diversas opções de renda fixa, sendo viável que estude e analise essa possibilidade de forma gradual e planejada. Dessa forma, poderá diversificar suas opções para que a poupança se torne parte do seu fluxo financeiro. 

Novos conceitos e novos hábitos

Contudo, independentemente de direcionar valores para uma poupança ou para outra opção de investimento, é importante que tenha o conceito sobre questionar seus impulsos de compras de forma orgânica e faça trocas econômicas sempre que possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.