Como fazer trabalho em grupo à distância?

Fazer trabalho em grupo à distância pode ser um grande desafio, especialmente para quem não está acostumado com esse tipo de dinâmica. Entretanto, com a acensão da internet e o crescimento da educação híbrida, saber lidar com isso é de suma importância para garantir um bom desenvolvimento acadêmico.

Sendo assim, neste conteúdo trouxemos dicas que podem lhe ajudar a viabilizar um trabalho em grupo mais organizado e efetivo. Acompanhe-nos.

Como fazer trabalho em grupo à distância?

Para fazer um trabalho em grupo à distância é necessário estar pronto para iniciar com antecedência.

Caso contrário, o estresse e a ansiedade de executar a tarefa poderão atrapalhar todo o processo. Por isso, o primeiro passo é iniciar de maneira adequada e dentro de um tempo hábil.

Ademais, as outras dicas são:

1- Defina um canal de comunicação que seja fixo

É importante que um canal de comunicação seja definido em conjunto. Isso impede que alguns colegas conversem por aplicativo de mensagem instantânea, enquanto outros planejam as tarefas pelo e-mail.

Portanto, reuna-se com os seus colegas para estabelecer uma comunicação padrão. Pode ser, por exemplo, um grupo no WhatsApp destinado ao trabalho.

2- Explane sobre tudo que precisa ser feito e peça para as pessoas aderirem às tarefas

Depois de selecionar qual será o canal de comunicação oficial, é hora de explanar todas as tarefas que precisam ser feitas. É importante, aqui, apontar tudo, mas tudo mesmo! Inclusive os detalhes mais simples e que parecem “fáceis”, como por exemplo, colocar o trabalho no power point.

Isso fará com que todo mundo fique a par de todos os passos que deverão ser executados durante o processo de desenvolvimento do trabalho. Logo, as chances de apenas um se sobrecarregar são muito menores.

Depois de explanar os passos, solicite que cada um escolha quais tarefas fazer, dividindo-as de maneira equilibrada.

3- Coloquem, juntos, prazos para cada tarefa

Estabeleçam, juntos, os prazos para cada uma das tarefas que serão executadas. É muito importante que esses prazos sejam bem pensados, pois, se vocês colocarem um prazo mais curto para os slides e outro mais longo para a parte textual, não fará sentido, certo?

É necessário criar uma concordância de acordo com as prioridades do trabalho. Assim ninguém fica muito tempo esperando pela parte alheia.

4- Façam reuniões em vídeo para conversar sobre o andamento das tarefas

Conversem, em vídeo, sobre o andamento das tarefas. Troquem ideias, sugiram algumas alterações, etc. Quanto mais vocês usarem as plataformas para interagir, organizar o trabalho e executar as tarefas (como no Google Work), melhor será o resultado. O importante, sempre, é manter uma conexão entre todos os membros do grupo.

5- Não deixem nada para cima da hora

Cuidado com os prazos estipulados! Para fazer trabalho em grupo à distância é preciso estar preparado para fazer tudo dentro de um tempo hábil. Caso contrário, o atraso pode criar conflito no grupo – pois sempre tentamos encontrar um culpado. Cuidado com isso!

Seguindo essas dicas, as chances de minimizar o estresse no trabalho em grupo são grandes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.