Poupança: saiba como elaborar um planejamento financeiro flexível e resolutivo

Saiba como elaborar um planejamento financeiro flexível e resolutivo, viabilizando uma poupança. Confira dicas adaptáveis!

É possível que faça um planejamento financeiro pessoal que considere a poupança como parte do seu processo e não como o seu único objetivo de forma inflexível.

Poupança: saiba como elaborar um planejamento financeiro flexível e resolutivo

Para que a poupança faça parte de um processo financeiro pessoal, ela deve ser adotada na sua rotina como um conceito de forma planejada. Sendo assim, é relevante que considere analisar seus hábitos de compra e verificar o que pode modificar no seu consumo atual. Contudo, é válido ressaltar que essa mudança não precisa de radicalismo, visto que ela deve considerar os principais pontos da sua rotina.

Faça trocas simples e eficientes

Por exemplo, ao trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas, estará gerando economia, ainda que o valor seja irrisório. Dentro de um processo de poupança gradativa, o valor referente a anuidade deve ser direcionado para essa finalidade.

Poupe todos os valores oriundos de suas trocas 

Sendo assim, realize trocas pertinentes ao seu estilo de vida e considere poupar todos os valores economizados. Certamente, não deve focar nos valores monetários no início do seu planejamento.  Contudo, a visualização da frequência dos depósitos é fundamental para que reforce hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis.

Sendo assim, analise seus hábitos de compra e verifique como pode modificar serviços sem precisar abdicar de ferramentas relevantes, como um cartão de crédito, ou de ferramentas de entretenimento, como uma assinatura de um streaming, por exemplo.

Evite a autocobrança excessiva

Portanto, o seu processo deve ser flexível em todos os aspectos. Já que as trocas não precisam ser radicais, bem como é importante que não se cobre excessivamente, já que a autocobrança pode fazer com que abandone todo o seu planejamento.

Analise outras opções de investimentos

Além disso, é válido ressaltar que é possível conhecer o mercado de investimentos e analisar outras possibilidades dentro da sua dinâmica para que suas trocas sejam resolutivas, de modo que crie um processo positivo para lidar com o seu fluxo financeiro.

O mercado oferece possibilidades interessantes, como o tesouro direto e o CDB, por exemplo, que são opções viáveis para que faça um planejamento específico ou para a viabilização de uma reserva de emergência.

Não abdique de controlar o seu processo

No entanto, independentemente de suas opções, considere planejar todo o seu fluxo para que não perca o controle novamente. Visto que ao deixar de realizar o controle de suas finanças no momento atual, está deixando de registrar fatos que ocorrem, independentemente de suas ações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.