Poupança: planeje o seu fluxo financeiro pessoal de forma flexível

É possível realizar um planejamento financeiro que contemple uma poupança como parte de um fluxo pessoal. Confira dicas!

É possível realizar um planejamento financeiro que contemple uma poupança como parte de um fluxo pessoal, e não como o único objetivo planejado.

Poupança: planeje o seu fluxo financeiro pessoal de forma flexível

É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não podem adicionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, você pode viabilizar uma poupança de forma orgânica através de um planejamento financeiro que contemple suas particularidades.

Separe seus custos

Para isso, é importante separar os seus custos entre fixos e variáveis. É possível utilizar uma ferramenta de gestão, como o Trello ou aplicativos próprios para controlar suas finanças. Dessa forma, poderá acompanhar a sua própria evolução e modificar suas metas com o passar do tempo.

Suas metas iniciais devem corresponder a mudança de hábitos de compra e consumo, ainda que faça pequenas mudanças. Dessa forma, poderá visualizar de modo tangível o seu processo e torná-lo orgânico na sua rotina.

Faça trocas econômicas

Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito comum de um banco tradicional por uma opção isenta de tarifas; bem como, é viável trocar a conta bancária atual por uma conta digital, considerando a evolução das fintechs e as opções do mercado atual.

Dentro do conceito flexível da poupança, é importante poupar os valores economizados. Certamente serão valores baixos, no entanto, não interrompa o fluxo de visualizar o seu processo.

Modifique hábitos de compra e consumo

Sendo assim, analise na sua rotina, considerando o seu estilo de vida, o que pode ser modificado, de modo que gere economia, ainda que sejam economizados valores irrisórios. Com o passar do tempo, é viável que analise o seu processo e modifique as suas metas, definindo valores fixos para alcançá-las.

Além disso, é possível estudar o mercado de investimentos e analisar outras opções de renda fixa. Visto que a poupança pode ser um conceito e não a única opção para elevar a sua rentabilidade.

Construa um relacionamento positivo com suas finanças

O mais importante é que construa uma relação positiva com suas finanças pessoais, de modo que consiga alcançar seus objetivos em longo prazo. No entanto, tenha paciência com o seu processo. Visto que modificar hábitos requer constância e planejamento.

Além disso, é possível obter sucesso de forma não linear. Sendo assim, não abdique de controlar suas finanças, já que ao deixar de controlar o seu fluxo financeiro pessoal, está abdicando de se apropriar de algo que já está ocorrendo na sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.