Poupança: planejamento financeiro e sucesso gradual

A poupança pode te direcionar para que você alcance pequenos objetivos no momento atual. Confira dicas importantes!

A poupança pode te direcionar para que você alcance pequenos objetivos no momento atual, ao passo que também possa alcançar metas maiores, em longo prazo, através de um planejamento financeiro.

Poupança: planejamento financeiro e sucesso gradual

Muitas pessoas negligenciam a poupança, pois não possuem um valor fixo para essa finalidade. Entretanto, não fazem nenhum tipo de planejamento financeiro. Sendo assim, esse comportamento alimenta um fluxo pessoal contraproducente que atrapalha o seu futuro e deixa você mais sobrecarregado no presente.

A poupança pode ser um resultado positivo de uma mudança de hábitos de rotina e de consumo

Por isso, o planejamento financeiro é uma maneira de gerir o seu momento atual e criar um caminho para o seu futuro. Além disso, é importante que conceitue que o planejamento financeiro apenas permite que você registre algo que já está acontecendo na sua vida. Ao passo que a poupança pode ser um resultado positivo de uma mudança de hábitos de rotina e de consumo.

Faça uma separação de custos fixos e variáveis

Dessa forma, sugerimos que você faça uma separação de custos fixos e variáveis através de uma ferramenta de gestão, como o Trello. Pois assim você obterá maior clareza sobre possíveis mudanças.

Essas mudanças não devem ser radicais, já que você deve adquirir hábitos sustentáveis. Por exemplo, você pode trocar uma assinatura de TV a cabo por um streaming. Ou ainda, pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito sem anuidade. Dessa forma, é importante que você direcione os valores economizados para a poupança.

No início do seu planejamento financeiro, os valores economizados podem ser irrisórios. Entretanto, é importante que você coloque o seu foco no processo e não no valor, já que você está criando um hábito que deve ser alimentado gradualmente. Posteriormente, conforme suas finanças melhorarem, você poderá criar um planejamento específico para a poupança, com valores mais elevados.

Questione seus hábitos de compra e comemore cada mudança pessoal!

Entretanto, quando você cria um caminho financeiro para elevar o seu controle, você naturalmente diminui os seus impulsos de compra. Sendo assim, você cria um novo processo que pode ser muito importante para que você tenha uma relação positiva com o seu dinheiro e faça da poupança um hábito natural.

Por isso, não menospreze os valores baixos durante esse processo, comemorando cada pequena mudança. Certamente a mudança de hábitos requer disciplina e pode ser um processo não linear. No entanto, não desista do controle e planejamento de suas metas pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.