É possível que você faça um planejamento financeiro adaptado e viabilize uma poupança, considerando a sua situação financeira atual, ainda que você não se encontre financeiramente estável.
Poupança: planejamento financeiro adaptado e flexível
Para isso, você deve obter clareza sobre a sua situação financeira atual através de um mapeamento. Sendo assim, você pode realizar esse mapeamento por meio de ferramentas de gestão como o Trello ou através de aplicativos de finanças pessoais.
Você pode verificar na sua rotina quais são os hábitos que podem ser modificados
Por conseguinte, você pode verificar na sua rotina quais são os hábitos que podem ser modificados. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção isenta de tarifas.
Gere economia sem abdicar de serviços relevantes
Da mesma maneira, você pode fazer com sua conta bancária, trocando a sua conta tradicional por uma conta digital. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar de serviços importantes para a sua rotina.
Você pode verificar no seu estilo de vida quais são as trocas financeiramente viáveis
Assim sendo, você pode verificar no seu estilo de vida quais são as trocas financeiramente viáveis, ainda que os valores economizados sejam irrisórios. Dessa maneira, você estará flexibilizando o seu planejamento financeiro e adaptando suas necessidades; ao passo que deve direcionar todos os valores economizados para a sua poupança.
Alimente o hábito da poupança dentro de um conceito flexível
Uma vez que dentro de um processo flexível, a poupança deve ser conceituada como o hábito de guardar dinheiro e não exatamente como a única opção disponível para investimento.
Conheça o mercado de investimentos
Haja vista que após o direcionamento das suas metas pessoais durante o andamento do seu planejamento financeiro, você pode verificar outras opções de investimentos, principalmente se aprofundando quanto às opções de renda fixa, até mesmo pode conhecer investimentos mais inovadores, como as criptomoedas.
Controle os seus impulsos de compra e direcione o seu fluxo financeiro pessoal
O mais importante é que você entenda que o seu planejamento financeiro deve ser feito dentro da sua situação atual, de maneira que você modifique hábitos na sua rotina para que você possa melhorar o seu fluxo financeiro, ainda que esse processo seja resolutivo apenas em longo prazo.
Dessa forma, a poupança se tornará um hábito e você poderá ter maior clareza sobre como controlar seus impulsos de compra e sobre como planejar melhor os seus custos variados.