Poupança planejada: estabeleça controles de rotina

Elabore uma poupança de forma planejada através de controles de rotina e direcionamento de metas pessoais. Confira algumas dicas relevantes!

Muitos fatores podem impedir que uma pessoa elabore uma poupança, principalmente as crises financeiras, no entanto, é fundamental esse direcionamento. 

Poupança planejada: estabeleça controles de rotina

Primeiramente, estabeleça controles de rotina. É possível que você facilite esse tipo de controle utilizando ferramentas de gestão como o sistema Trello e aplicativos de finanças pessoais. Além disso, é muito importante que você separe suas metas pessoais em prazo curto, médio e longo. 

Não negligencie a elaboração da poupança 

Dessa maneira, você não negligencia a elaboração de uma poupança, ficando aquém de suas metas pessoais. Portanto, é importante que você faça um planejamento financeiro, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Pequenas economias domésticas

Faça uma análise sobre quais são os pontos que podem ser melhorados através de pequenas economias domésticas. Por conseguinte, sempre que economizar, direcione os valores para uma poupança.

Trocas inteligentes na sua rotina

Por exemplo, troque um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Dessa forma, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária, uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários qualificados com total isenção de custos para o cliente final. 

E se eu estiver endividado?

Caso você possua dívidas, evite criar um ciclo negativo de novo endividamento ao tentar pagá-las. Por isso, é fundamental realizar acordos planejados.

No entanto, é importante ressaltar que ainda que uma pessoa esteja endividada, deve realizar um planejamento financeiro. Assim sendo, sempre  focando em suas metas, ainda que a sua primeira meta seja viabilizar acordos financeiros.

Direcione valores fixos e elevados para a poupança de forma orgânica

Dessa forma, conforme o seu planejamento financeiro for adaptado, você alcançará seus objetivos de forma natural, e assim, viabilizará valores fixos e elevados para a poupança de forma orgânica. 

Por isso, ao realizar o seu planejamento financeiro, foque em hábitos econômicos para que controle seus impulsos de compra. Além disso, essa é uma maneira de modificar o seu próprio hábito de consumo. 

Diversifique seus investimentos

Posteriormente, verifique a possibilidade de diversificar seus investimentos, indo além da poupança. Caso queira se aprofundar nesse assunto sobre investimentos, temos vários conteúdos direcionados para os novos investidores.

 Sendo assim,  você poderá alcançar suas metas pessoais e elaborar uma reserva de emergência de modo orgânico. No entanto, quando nos referimos à poupança dentro de um planejamento financeiro, estamos reforçando a importância do hábito de guardar dinheiro, sendo esse o ponto focal de qualquer planejamento financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.