Poupança: pequenas mudanças se tornam soluções resolutivas 

Ao direcionar valores para uma poupança, você verá que pequenas mudanças se tornam soluções resolutivas. Veja dicas!

Mudar hábitos dentro da sua rotina pode ser um desafio pessoal, por isso, é muito importante que você tenha clareza sobre quais são os seus objetivos, considerando a sua situação financeira atual. Sendo assim, você deve viabilizar um planejamento financeiro e direcionar valores para uma poupança.

Poupança: pequenas mudanças se tornam soluções resolutivas 

Muitas pessoas possuem o hábito de negligenciar uma poupança, aguardando que sobre um determinado valor para essa finalidade. No entanto, se o seu planejamento financeiro não for realizado para que contemple um valor, ainda que seja simbólico, para a sua poupança, você não conseguirá realizar os seus objetivos.

É muito importante que você realize um planejamento financeiro

Sendo assim, é muito importante que você realize um planejamento financeiro, ainda que a sua situação financeira esteja negativa. Já que através de um planejamento financeiro pessoal, você poderá direcionar suas dívidas e alcançar seus objetivos pessoais.

No entanto, você deve ter clareza sobre quais são as suas metas pessoais e sobre o fato de que o seu processo pode ocorrer de forma não linear. Mudar hábitos para viabilizar a sua poupança pode ser algo difícil, pois os seus hábitos estão implícitos na sua rotina. Sendo assim, é necessário analisá-los como se você estivesse de fora da situação.

Ferramentas de gestão

Uma forma de fazer essa análise é utilizando ferramentas de gestão,  como o Trello, por exemplo. Sendo assim, você irá aumentar o controle sobre a sua rotina e conseguirá visualizar um planejamento, considerando um prazo mais longo.

Trocas viáveis e mudanças contínuas 

 No entanto, a mudança de hábitos pode ocorrer de forma faseada. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade e direcionar o valor que seria referente a tarifa para a sua poupança.

Lembre-se de que valores irrisórios devem ser guardados para que você alimente um novo hábito. Posteriormente, conforme o seu planejamento financeiro avançar, você poderá direcionar valores fixos para essa finalidade.

A poupança deve ser um projeto sustentável e não pontual 

No entanto, é muito importante que você modifique hábitos sustentáveis e não tenha a poupança como algo pontual, já que a ideia de sacrifício fará com que você abandone o seu planejamento.

Sendo assim, mantenha o foco nos seus gastos de rotina, centralize seus gastos no cartão de crédito e refaça o planejamento financeiro periodicamente; de modo que tenha um acompanhamento sobre o seu processo. Dessa forma, ainda que a sua evolução seja pequena, ela deve ser contínua para que seja resolutiva. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.