Poupança: obtenha sucesso financeiro através de um processo flexível 

É possível que você elabore uma poupança, ainda que a sua situação financeira esteja negativa. Confira dicas relevantes!

É possível que você elabore uma poupança, ainda que a sua situação financeira esteja negativa. Entretanto, para que você alcance essa objetividade, deve ter flexibilidade e resiliência para adaptar o seu planejamento financeiro pessoal.

Poupança: obtenha sucesso financeiro através de um processo flexível 

A poupança pode ser conceituada como um hábito de rotina, e não exatamente como a caderneta tradicional. Sendo assim, você pode poupar valores por meio de novos hábitos financeiramente viáveis, de maneira que você consiga gerar economia doméstica e direcionar todos os valores economizados para a sua poupança.

Planeje suas finanças de forma resolutiva 

Muitas pessoas adiam essa necessidade, visto que não possuem algum valor fixo mensalmente para que possam destinar à poupança. Entretanto, quando você conceitua a poupança como hábito, ela passa a ser parte resolutiva do seu planejamento financeiro.

Evite alimentar um ciclo pessoal contraproducente

Ao negligenciar o seu planejamento financeiro, você alimenta um ciclo pessoal contraproducente. Visto que o planejamento financeiro objetiva apenas controlar suas finanças, independentemente se no seu momento atual o seu orçamento se encontra positivo ou negativo.

Obtenha um relacionamento positivo com o seu fluxo financeiro pessoal

Por isso, quando abdica desse controle, você retira uma possibilidade de criar um novo caminho para que obtenha um relacionamento positivo com o seu fluxo financeiro pessoal.

Faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação atual

Sendo assim, faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação atual e obtenha clareza sobre seus custos fixos e variáveis. Posteriormente, faça uma verificação na sua rotina e analise trocas que podem contribuir para a sua autonomia financeira.

Faça trocas financeiramente viáveis 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção sem anuidade. Haja vista que as fintechs oferecem diversos cartões e produtos bancários qualificados para os clientes, sem que precisem pagar taxas.

Direcione todos os valores economizados para a sua poupança 

Dessa forma, você deve direcionar os valores para a poupança, ainda que sejam valores baixos. Certamente, ao adquirir novos hábitos, você alimentará um fluxo financeiro positivo.

Tenha flexibilidade com o seu próprio processo

Posteriormente, você pode elaborar um planejamento com metas mais agressivas. Entretanto, é primordial que você tenha flexibilidade com o seu próprio processo, já que você pode obter sucesso, ainda que o seu planejamento ocorra de maneira não linear. Por isso, é importante que refaça o seu mapeamento financeiro periodicamente, de modo que consiga direcionar suas metas através de hábitos financeiros saudáveis e sustentáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.