Poupança: o desafio de realizar mudanças habituais de forma planejada

A poupança pode ser viabilizada por meio de mudanças habituais de forma planejada. Confira algumas dicas relevantes!

A poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas que se encontram em uma situação financeira negativa, ou ainda, para quem não costuma realizar nenhum tipo de planejamento e acaba gastando de forma compulsiva, sem um determinado objetivo.

Poupança: o desafio de realizar mudanças habituais de forma planejada

Entretanto, é possível viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro adaptado, considerando a sua particularidade e seus gastos de rotina.

Obtenha um mapeamento de sua situação financeira atual

Primeiramente, você deve obter um mapeamento de sua situação financeira atual, separando os seus gastos fixos de seus gastos variáveis, de modo que você obtenha um diagnóstico preciso sobre possíveis mudanças que podem ser feitas na sua rotina.

Faça trocas econômicas na sua rotina

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção oferecida por uma fintech. Visto que as fintechs isentam os clientes de tarifas de todos os seus produtos bancários, ao menos, a maior parte delas. Por isso, é um ponto relevante para que você inicie trocas econômicas e viáveis.

Remodele seu hábito de consumo

Sendo assim, você deve direcionar o valor que seria para o pagamento de tarifas para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa forma, você irá criar uma nova realidade financeira, remodelando o seu hábito de consumo.

Certamente, pode parecer indiferente dentro da sua rotina o fato de economizar valores baixos. Entretanto, quando você foca em novos hábitos, você entende o tamanho desse desafio.

A sua meta inicial pode ser modificar hábitos 

Por isso, coloque como sua meta inicial no seu planejamento financeiro, obter uma poupança como um hábito; ou seja, você deve colocar o seu foco no hábito de poupar algum valor. 

Obtenha uma relação financeira positiva

Posteriormente, você poderá fazer ajustes no seu planejamento, de maneira que consiga adicionar valores fixos. Entretanto, quando você coloca como meta principal modificar seus hábitos de consumo, você está modificando todo o seu fluxo financeiro futuro; o que será de grande valia para que você obtenha uma relação financeira positiva, considerando que você pode elevar os seus ganhos com o passar do tempo.

Insira metas tangíveis no seu planejamento financeiro 

Certamente, ao modificar seus hábitos você terá maior clareza sobre quais são as suas metas tangíveis e poderá, por conseguinte, modificar o seu planejamento financeiro em longo prazo.

Portanto, é fundamental que não desista de planejar as suas finanças, ainda que o seu planejamento financeiro ocorra de forma não linear. Dessa forma, irá adquirir o hábito da poupança, tornando o ato de economizar natural na sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.