Poupança: o desafio de planejar suas finanças pessoais

A poupança representa o desafio de planejar suas finanças pessoais, por isso, é importante que foque nos seus hábitos. Veja dicas!

Você pode fazer um planejamento financeiro, ainda que você esteja em uma situação financeira negativa, considerando a sua poupança como parte de seus hábitos de consumo.

Poupança: o desafio de planejar suas finanças pessoais

É desafiador planejar suas finanças pessoais quando você está em uma situação orçamentária negativa. Entretanto, é primordial que você não abdique desse processo.

Visto que planejar suas finanças é registrar algo que já estava acontecendo na sua rotina. Por isso, é de grande valia que você faça esse controle, de modo que você consiga direcionar o seu fluxo financeiro pessoal. Para isso é relevante que você faça um mapeamento da sua situação, separando os seus custos fixos e variáveis.

Faça um mapeamento da sua situação financeira

Para essa separação você pode utilizar o Trello, aplicativos, anotações em cadernos ou planilhas; o mais importante é que você construa um controle diário sobre suas finanças, de modo que você obtenha clareza sobre o caminho do seu dinheiro na atualidade.

Posteriormente, você pode verificar o que pode ser feito para que você gere economia. Sendo assim, você pode realizar algumas ações de economia doméstica bem como você também pode fazer trocas financeiramente positivas.

Por exemplo, você pode trocar um produto bancário tradicional por um produto bancário oferecido por uma fintech. Visto que as fintechs oferecem conta bancária digital e cartão de crédito isento de tarifas. Dessa forma,  você estará gerando economia sem abdicar do serviço.

Dentro de um planejamento financeiro pessoal com foco em seus hábitos, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança. Lembre-se de que o foco em seus hábitos permite que você guarde valores irrisórios. Visto que o mais importante é que você crie um caminho mental que torne positiva a sua relação com o seu dinheiro.

Refaça suas metas periodicamente

Posteriormente, conforme o seu planejamento financeiro evoluir, você pode criar metas maiores para que você consiga guardar valores fixos mensalmente; bem como, você pode verificar outras opções para investir, indo além da poupança.

No entanto, é muito importante que você tenha foco nos seus hábitos para que você não abdique desse controle financeiro. Visto que, quando você negligencia o seu planejamento financeiro, você está apenas deixando de registrar algo que já acontece na sua vida. 

Por isso, é viável que você faça esse controle e direcione suas metas pessoais. Certamente você pode obter sucesso, ainda que o seu planejamento ocorra de maneira não linear, por isso, é importante que você não desista e comemore pequenas mudanças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.