Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento de modo assertivo

Direcione o seu comportamento de modo assertivo durante a entrevista de emprego. Confira algumas dicas relevantes!

A entrevista de emprego pode ser um desafio pessoal para muitos profissionais. Por isso, é relevante que tenha uma postura positiva e consiga direcionar o seu comportamento dentro do processo de recrutamento e seleção.

Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento de modo assertivo

Para que você obtenha sucesso durante a entrevista de emprego, deve se direcionar assertivamente, colocando o seu profissionalismo de forma orgânica durante o processo.

No entanto, para isso, é relevante que você fale sobre seus pontos fortes e seus pontos fracos, tendo o seu próprio currículo como um ponto de partida. Por isso, conhecer de maneira aprofundada a sua própria trajetória profissional pode ser de grande valia para que você construa uma narrativa assertiva e direcionada.

Fale sobre suas competências e habilidades 

Sendo assim, você pode falar sobre suas competências e habilidades de maneira natural durante o processo seletivo, destacando situações concretas que demonstrem o seu senso de urgência, facilidade para trabalhar em equipe e proatividade, por exemplo.

Leve resoluções aos seus pontos fracos

Da mesma forma, você deve destacar seus pontos fracos, porém, busque contorná-los através de situações positivas ou resoluções. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui certa dificuldade para falar em público, porém, deseja fazer um curso de teatro para melhorar  a sua comunicação.

Adote uma postura positiva 

Há outros pontos importantes para que o candidato se atente durante uma entrevista de emprego. Por exemplo, é viável que não cruze os braços e pernas, cumprimente todos os presentes, fale de maneira pausada e calma. Não menos importante, tente chegar mais cedo ao local de entrevista de emprego e trabalhe a sua respiração.

Dessa forma, você poderá se preparar melhor para responder às perguntas pertinentes à entrevista; bem como essa é uma maneira de se familiarizar com o ambiente.

Analise a cultura da empresa

Entender a cultura da organização pode ser um ponto importante para que você se direcione durante o processo seletivo, bem como para que você possa se vestir adequadamente. Visto que uma cultura Startup é completamente diferente de uma cultura tradicional. 

Não fique aquém do seu potencial no processo seletivo

Certamente essas análises poderão aumentar a autoconfiança, de maneira que você não adote um comportamento autossabotador, ficando aquém do seu potencial no processo seletivo. Desse modo, a avaliação se torna mais justa, bem como, você também pode avaliar a empresa e a viabilidade da vaga, visto que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.