Poupança: novos hábitos e definição de metas pessoais

É importante realizar um planejamento financeiro para que você possa alcançar suas metas, viabilizando uma poupança. Veja dicas!

É muito importante realizar um planejamento financeiro para que você possa alcançar suas metas por meio de novos hábitos pessoais, viabilizando uma poupança. Sendo assim, é necessário que você realize uma espécie de mapeamento sobre a sua situação financeira, de modo que você possa alcançar seus objetivos, considerando o curto, médio e longo prazo.

Poupança: novos hábitos e definição de metas pessoais

Para isso, separe seus gastos fixos e variáveis, já que essa separação será importante quando você precisar analisar seus hábitos e modificá-los. Sendo assim, analise quais são as funções que você pode realizar para gerar economia dentro da sua rotina.

Separe seus custos fixos de seus custos variáveis 

 De forma sucinta, são os seus custos fixos os custos de manutenção do seu estilo de vida. Ou seja, as referentes ao fornecimento de energia elétrica, água, internet, telefone, bem como os pagamentos de aluguel, plano de saúde etc. Por conseguinte, todos os demais gastos são variáveis. 

Faça trocas financeiramente viáveis 

Posteriormente, você pode verificar possíveis modificações simples que você pode realizar. Por exemplo, você pode verificar as opções de serviço bancário sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem cartão de crédito sem anuidade e conta digital. Dessa forma, você pode fazer trocas que geram uma economia mensal, sem abdicar do serviço.

Entenda que a poupança deve ser um hábito

Alimente a poupança comum hábito e isso fará bastante diferença na sua relação com o dinheiro, considerando o longo prazo. Sendo assim, direcione os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acredite que sejam valores irrisórios.

O planejamento financeiro não deve focar exatamente no valor poupado, pelo menos no seu início. Sendo assim, o foco deve ser um novo hábito, posteriormente, conforme o seu planejamento financeiro avançar, você poderá adicionar valores elevados para essa finalidade da poupança.

No entanto, é muito importante que você priorize suas finanças, considerando que você precisa modificar hábitos relacionados ao seu consumo. Já que ao modificar hábitos de forma pontual, a tendência é que você se perca novamente.

Foque em mudanças sustentáveis 

Sendo assim, ao focar nos seus novos hábitos você tende a torná-los sustentáveis. Além disso, é muito importante que você tenha paciência com o seu processo. Já que modificar hábitos requer disciplina e pode ser um desafio pessoal.

Além disso, tenha clareza sobre os seus objetivos e entenda que você pode obter sucesso, ainda que o seu fluxo ocorra de forma não linear. Sendo assim, periodicamente refaça o seu planejamento e ajuste suas metas quando for necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.