Poupança: gestão pessoal e adaptabilidade 

É possível direcionar valores para uma poupança através de um planejamento financeiro pessoal. Veja dicas relevantes!

É possível direcionar valores para uma poupança através de um planejamento financeiro pessoal, por meio de uma mudança de hábitos. No entanto, um planejamento requer análises e acompanhamentos constantes para que seja resolutivo, ainda que essa resolução seja perceptível apenas em longo prazo.

Poupança: gestão pessoal e adaptabilidade 

Sendo assim, para que você possa amparar as suas metas e viabilizar uma poupança de forma orgânica, é importante que se atente a diversos fatores inerentes à sua situação financeira, ainda que você esteja em uma situação orçamentária negativa.

Utilize ferramentas de gestão

Assim sendo, no início do seu plano de finanças, é relevante que você utilize aplicativos de finanças, ou ainda, ferramentas de gestão, como o Trello.

 Visto que essas ferramentas facilitam a sua organização para que você faça um mapeamento de sua situação financeira atual, separando seus gastos fixos de seus gastos variáveis; categorizando-os por ordem de importância na sua rotina, já que essa categorização poderá lhe dar maior clareza sobre suas ações.

A poupança requer hábitos sustentáveis e direcionamento 

A poupança requer hábitos sustentáveis e um planejamento financeiro adaptável. Por isso, a poupança requer modificações, já que é possível que direcione baixos valores, corroborando uma mudança sustentável em seus hábitos.

Pode ser viável realizar trocas de rotina e utilizar ferramentas de gestão

Para isso, pode ser viável realizar trocas de rotina e utilizar ferramentas de gestão, como sugerimos anteriormente. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, visto que as fintechs oferecem serviços bancários qualificados com isenção total de tarifas, dessa forma, você não precisa abdicar dos benefícios usuais dos produtos bancários.

Também é importante que você tenha clareza de que esse processo pode ser contínuo. Porém, ele ainda pode ocorrer de forma não linear.

Considere as suas metas e refaça periodicamente o seu plano de finanças

É importante que foque em seus hábitos, por isso, a poupança deve ser vista como um hábito. Por isso, direcione todos os valores economizados. No entanto, caso você se depare com alguma situação da qual você perdeu o controle, retome seu planejamento e recomece essa mudança. Pois, certamente você irá alcançar resultados assertivos, considerando suas metas de vida.

 Portanto, a poupança pode se tornar um hábito, juntamente com outros pontos importantes dentro da sua rotina de vida e maneira de consumir, desde que insista no processo de direcionar suas finanças. 

O seu cartão de crédito não é uma composição da sua renda 

Ademais, lembre-se de que o seu cartão de crédito não é uma renda extra, não o utilize como uma extensão de suas finanças. Certamente, o cartão pode ser utilizado de modo consciente dentro de um planejamento, sendo uma ferramenta de apoio quando bem direcionado em seu planejamento financeiro,e por conseguinte, a viabilização de uma poupança. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.