Poupança direcionada: dicas para o seu planejamento

Confira algumas dicas para direcionar a sua poupança e alcançar seus objetivos pessoais. Veja mais detalhes relevantes!

Dicas para o direcionamento da sua poupança 

É muito importante o direcionamento da poupança dentro de um planejamento financeiro. Porém, viabilizar uma poupança pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para quem nunca realizou nenhum tipo de planejamento. No entanto, é possível para qualquer pessoa iniciar um planejamento financeiro pessoal e direcionar uma poupança de forma objetiva.

Controle a sua rotina

O controle de rotina é um fator primordial para quem deseja economizar. Por isso, sugerimos que você utilize um aplicativo de finanças, ou ainda, uma ferramenta específica para planejamentos, como o Trello.

Separe seus custos fixos de seus custos variáveis

Dessa forma, insira os gastos feitos em sua rotina para que você tenha clareza sobre a sua situação financeira. Primeiramente, você deve separar seus custos fixos de seus custos variáveis, e, por conseguinte, mantenha esse controle. Pode ser um pouco difícil no começo, mas é muito importante para que você possa verificar quais são os seus hábitos que podem ser modificados.

Faça trocas viáveis financeiramente

Você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, por exemplo. Sendo assim, direcione os valores referentes às taxas do cartão para a sua poupança, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária.

Uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção total de tarifas. Dessa forma, você estará modificando hábitos e direcionando valores para uma poupança, o que certamente fará a diferença para hábitos futuros.

Alimente a poupança como um hábito

Dessa forma, ao enxergar a poupança como um hábito, fica muito mais fácil para você entender a sua real necessidade. Por isso, é fundamental que mantenha o foco no hábito para que, posteriormente, você possa ajustar os valores de forma fixa. Portanto, é muito importante que você tenha hábitos financeiramente saudáveis para que você possa guardar dinheiro de forma orgânica.

Pequenas mudanças e grandes resultados

Já que ao direcionar valores para uma poupança sempre que você gerar uma economia, você estará estimulando novos hábitos para ser uma pessoa econômica de forma natural.

Certamente essa mudança fará muita diferença na sua vida em longo prazo. Por isso, o foco dentro do planejamento é verificar os seus gastos atuais para que você possa verificar pequenas mudanças que irão gerar grandes resultados.

Mudar hábitos requer paciência e disciplina 

Certamente o planejamento financeiro pode te amparar nessa análise e é importante que você tenha paciência com seu processo. Haja vista que mudar hábitos não é algo fácil e nem um processo linear, por isso, é fundamental comemorar cada mudança observada em seus hábitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.