Auxílio Emergencial 2021: programa pode receber novas parcelas até maio de 2022

Para que o auxílio emergencial seja concedido até maio de 2022, o programa terá que passar por um processo de distribuição decrescente, reduzindo o valor da parcela proporcionalmente até chegar ao último pagamento.

Após o fim dos pagamentos da prorrogação, o auxílio emergencial será oficialmente encerrado. O benefício concedido desde abril deste ano será finalizado no próximo mês, outubro. No entanto, há especulações que o programa possa ser renovado até maio de 2022. Confira mais informações a seguir.

Pagamento do auxílio emergencial até maio de 2022

Para que o auxílio emergencial seja concedido até maio de 2022, o programa terá que passar por um processo de distribuição decrescente, reduzindo o valor da parcela proporcionalmente até chegar ao último pagamento.

Tais informações foram concedidas pelo secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencout, na última terça-feira (28). No entanto, ele ressalta que a permanência do programa até o próximo ano é improvável no formato atual, sendo necessário uma nova metodologia.

Impasse com o Ministério da Economia

Muitos membros do governo atual defendem a nova prorrogação do auxílio emergencial, como é o caso do ministro da Cidadania, João Roma. Porém, o Ministério da Cidadania não apoia a ideia.

Para o ministro da equipe econômica, Paulo Guedes, não há justificativa fiscal para uma nova rodada do benefício, além disso, ele ressalta que o governo deve se concentrar na viabilização do Auxílio Brasil, novo programa social de transferência de renda que deverá substituir o Bolsa Família.

Segundo informações de bastidores, o receio do ministro da Economia, é que o Congresso Nacional aumente o valor das possíveis novas parcelas do auxílio emergencial. Atualmente, os beneficiários estão recebendo valores variados entre R$ 150 a R$ 375 de acordo com a composição familiar.

Neste sentido, embora 2022 seja um ano eleitoral e os gastos da União fique limitados, o auxílio emergencial pode ser novamente concedido e até mesmo ampliado, visto que o programa é viabilizado fora do texto de gastos.

Veja também: FGTS 2021: cronograma de saques até dezembro; veja quando sacar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.