Poupança: dicas para um planejamento financeiro flexível e objetivo

É importante que você faça uma poupança através de um planejamento financeiro pessoal que considere suas particularidades. Veja dicas!

É importante que você faça uma poupança através de um planejamento financeiro pessoal que considere suas particularidades. Por isso, a poupança dentro de um conceito flexível pode ser elaborada a qualquer momento.

Poupança: dicas para um planejamento financeiro flexível e objetivo

Ao realizar a poupança de forma conceitual e flexível, você não abdica de controlar suas finanças; o que é primordial para que você construa uma relação sólida com o seu processo financeiro; já que ao abdicar do controle de suas finanças, você apenas deixa de registrar algo que já está acontecendo na sua rotina.

Analise o cenário atual

Primeiramente, é aconselhável que você faça uma separação entre seus custos. Você pode utilizar uma ferramenta própria para gestão, como o Trello ou aplicativos; o mais importante é que você tenha clareza sobre quais são os seus custos fixos e quais são seus custos variáveis para que defina suas metas.

Defina metas

Embora seja necessário que você defina metas considerando o curto, médio e longo prazo. No início do seu processo, é aconselhável que você coloque como suas metas iniciais algumas mudanças relacionadas aos seus hábitos de compra e consumo.

Dessa forma, você irá tornar a sua poupança o resultado de um processo e não a única opção dentro do seu planejamento. Você pode realizar pequenas trocas resolutivas dentro da sua rotina.

Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas. Da mesma forma, você pode trocar a sua conta bancária por uma conta digital. Assim, você estará gerando economia, ainda que seja irrisória no que tange ao valor monetário.

Visualize o seu processo de forma gradual

Dentro do seu planejamento financeiro flexível você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança. Dessa forma, você estará criando uma poderosa visualização tangível do seu processo; o que pode ser de grande valia para que adote um comportamento financeiramente sustentável e saudável em longo prazo. Com o passar do tempo é possível que você faça um planejamento tradicional, considerando valores fixos para a poupança e metas mais agressivas.

Foque no seu processo e obtenha sucesso em longo prazo

Entretanto, é primordial que você não perca o foco no seu processo; já que, dessa forma, você estará construindo uma relação sólida com o seu dinheiro em longo prazo. Todo esse fluxo é fundamental para que você conceitue a poupança como algo natural e não como sacrifício pontual, o que modifica a sua relação com suas finanças de forma objetiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.