Poupança: controle o seu processo financeiro pessoal 

Muitos aspectos podem influenciar na elaboração de uma poupança pessoal, no entanto, é primordial se atentar à quais são os seus impedimentos.

Muitos aspectos podem influenciar na elaboração de uma poupança pessoal, no entanto, é primordial se atentar à quais são os seus gargalos impeditivos quanto à elaboração de um planejamento financeiro.

É muito comum que as pessoas negligenciem a poupança, ainda que conscientemente saibam de sua importância, principalmente quando pensamos em uma reserva de emergência.

Poupança: controle o seu processo financeiro pessoal 

Entretanto, o planejamento financeiro deve ser feito por todas as pessoas, mesmo as que estão em uma situação financeira negativa, ou ainda, principalmente por essas pessoas.

Quando você elabora um planejamento que contemple suas finanças pessoais,  você está apenas registrando informações pertinentes ao que já está acontecendo na sua vida financeira. Por isso, esse controle pode ser um diferencial para que você possa criar um novo caminho para suas finanças.

Dessa forma, quando você opta por não analisar a sua situação, você acaba autossabotando o seu processo financeiro pessoal, não entendendo o que você faz dentro da sua rotina que pode ser prejudicial às suas finanças, o que não gera nenhuma ação.

Faça um mapeamento e categorize seus gastos

Por isso, é importante que você faça um mapeamento sobre a sua situação atual. Você pode fazer uso de ferramentas específicas para essa gestão ou de aplicativos financeiros.

Sendo assim, categorize os seus custos e analise os seus gastos para que verifique quais ações você pode tomar através desse mapeamento. Podem ser simples ações. Você pode realizar pequenas trocas dentro da sua rotina que gerem economia. Bem como, você pode verificar possibilidades dentro da sua rotina, como fatores para gerar economia doméstica, diminuindo seus custos fixos.

Quanto aos custos variáveis, você pode verificar a viabilidade de adquirir um cartão de crédito sem anuidade e inseri-lo na sua rotina. Já que essa é uma maneira de centralização de gastos.

Modifique seus hábitos

Não menos importante, sugerimos que você tenha o seu planejamento como uma base sólida para que você modifique seus hábitos. Por isso, direcione todos os valores economizados para a sua poupança, pois você estará reforçando hábitos financeiramente viáveis. Dessa forma, conforme o seu fluxo financeiro evoluir, você poderá diversificar suas opções e melhorar a sua análise quanto às suas próprias finanças.

O mais importante é que você tenha clareza sobre suas metas pessoais e não perca novamente o controle sobre a sua situação, já que é mais importante que você tenha controle sobre o seu processo, de modo que ele seja modificado para ser positivo, ainda que seja algo perceptível dentro da sua rotina apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.