Poupança: considere suas particularidades e defina metas flexíveis

É importante que você viabilize uma poupança através de um planejamento financeiro flexível. Confira dicas adaptáveis e objetivas!

É importante que você viabilize uma poupança através de um planejamento financeiro flexível que considere suas particularidades. Para isso, você deve separar seus custos em fixos e variáveis e definir metas.

Poupança: considere suas particularidades e defina metas flexíveis

Você pode adotar a poupança como um conceito flexível na sua rotina no que diz respeito aos seus hábitos de compra e consumo. Sendo assim, as suas metas iniciais podem ser referentes a modificar comportamentos que sejam nocivos financeiramente.

É possível que você realize pequenas mudanças de forma faseada para que você construa um relacionamento saudável com o seu dinheiro em longo prazo. Sendo assim, você pode trocar alguns produtos e abdicar de gastos excessivos.

Faça trocas viáveis financeiramente

Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito do seu banco tradicional por uma opção oferecida por uma fintech, considerando que as fintechs oferecem serviços bancários sem tarifas com excelente qualidade.

Dessa maneira, você estará gerando economia sem abdicar do serviço bancário. Entretanto, considerando o conceito da poupança como um hábito, é relevante que você direcione os valores que seriam para o pagamento das taxas diretamente para a sua poupança.

Visualização tangível

Certamente, você irá economizar valores baixos, porém, é muito importante que você guarde os valores economizados com frequência; já que estará criando uma visualização tangível que será muito importante para que você crie um novo caminho mental no que tange aos seus hábitos, de forma que a poupança seja uma rotina e não um sacrifício pontual.

Posteriormente, você poderá elaborar metas mais agressivas e definir valores fixos. No entanto, é muito importante que no início do seu processo você conceitue o planejamento como uma forma de administrar sua rotina.

Centralize seus gastos

Visto que, ao abdicar de planejar suas finanças, você deixa de controlar algo que já está acontecendo na sua rotina. Por isso, é importante que você centralize seus gastos em um único cartão de crédito, ao passo que o planejamento acompanhe sua rotina, de modo que você modifique hábitos de consumo e questione seus impulsos de compra de forma natural.

Alcance seus objetivos em longo prazo

Certamente, esse processo será de grande valia para o seu futuro e para planejamentos mais específicos. No entanto, é importante que você tenha clareza de que você pode obter sucesso no seu fluxo financeiro, ainda que ele ocorra de forma não linear. Sendo assim, não desista de modificar os seus hábitos e de alcançar suas metas pessoais em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.