Quais são os pontos importantes para manter o foco e produtividade?

Entenda, neste texto, quais são os pontos importantes para manter o foco e produtividade no dia a dia de estudos e trabalho.

Afinal, não adianta apenas dizer “vou estudar” ou “vou trabalhar” e esperar que a produtividade acima da média apareça, concorda? É necessário, assim, elaborar uma rotina muito mais saudável, equilibrada e organizada para “chegar lá”.

Assim sendo, convidamos você para acompanhar as nossas sugestões e, quem sabe, usá-las no seu dia a dia. Acompanhe!

Quais são os pontos importantes para manter o foco e produtividade?

Os pontos importantes para manter o foco e produtividade perpassam diversas esferas de nossas vidas. Eles estão relacionados com nosso sono, exercícios, organização e até mesmo relacionamentos!

Por isso, ao pensar em como ser mais focado e concentrado, lembre-se de que tudo se trata de um conjunto em harmonia.

Com isso em mente, veja alguns pilares que elencamos a seguir para você ficar mais por dentro desse assunto:

1- Organização

Se você é uma pessoa desorganizada, temos uma notícia para você: será necessário trabalhar isso em si mesmo. Afinal, a organização é um dos pontos importantes para manter o foco e produtividade.

Sem ela podemos perder tempo procurando algo perdido; tentando encontrar uma solução que já tínhamos; ou até mesmo sentindo cansaço mental em um ambiente todo bagunçando.

  • Portanto, regra número 1: comece a trabalhar a sua organização.

2- Momentos de pausa

Outro ponto importante é o momento de pausa. Não caia no erro de achar que o cérebro aguenta X horas de estudos sem parar, porque isso não existe.

Nossa mente cansa e, dependendo do que está sendo estudado ou trabalhado, ela pode cansar mais rapidamente.

  • Regra número 2: Respeite a sua saturação e faça pausas para repôr as energias.

3- Divisão de tarefas de acordo com a dificuldade

Suas tarefas também precisam ser divididas e não executadas no piloto automático. Para isso, leve em conta a complexidade do que está sendo feito. Quanto mais difícil for algo, em partes menores ele deverá ser dividido.

4- Prioridades

Este é certamente um dos pontos importantes para manter o foco e produtividade que mais faz diferença na rotina de qualquer pessoa. Saber reconhecer as prioridades é peça-chave para garantir bons resultados.

Isso porque você conseguirá mensurar o que deve ser feito primeiro ou depois, sem se sobrecarregar ou apertar prazos.

5- Pensar no longo prazo

Sabe quando aquela preguiça de estudar ou trabalhar aparece? Pense no longo prazo. E para pensar no longo prazo, considere reconhecer qual é o seu propósito diante do que está sendo feito.

Mesmo que seja um emprego transitório, tenha em mente que ele faz parte do seu caminho de crescimento. Se for faculdade, lembre-se de que você quer se formar. E assim por diante.

Pensar no longo prazo pode “limpar” a mente de pensamentos procrastinadores.

6- Hábitos saudáveis

Por fim, lembre-se de que todos os pontos importantes para manter o foco e produtividade estão envolvidos com a sua qualidade de vida. Ou seja, com os seus hábitos.

Investir em exercícios, boas noites de sono e alimentação adequada é de suma importância para garantir mais foco para o cérebro. Não negligencie isso e foque no seu bem-estar, acima de tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.