PLS: estudo de viabilidade de custos e o fornecimento dos descartáveis

O estudo de viabilidade de custos e o fornecimento dos descartáveis são assuntos pautados no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Saiba mais!

De acordo com informações oficiais da Secretaria-Geral, dentro do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), é possível atuar em diversas frentes para atingir resultados positivos no que tange ao consumo de copos descartáveis. 

PLS: estudo de viabilidade de custos e o fornecimento dos descartáveis

Conforme divulgado oficialmente, dentro do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), foi proposto e apresentado, em 2019, o estudo de viabilidade de custos (Processo-SEI n. 00088.001347/2019-75), promovido com o intuito de subsidiar análise para as futuras aquisições de copos descartáveis para uso nas unidades administrativas da Presidência da República, onde foram consideradas diversas opções de materiais e os critérios de preço e tempo de decomposição após o descarte. 

Nesse sentido, cumpre destacar a dicotomia apresentada na Presidência da República, uma vez que a disponibilização de copos descartáveis é providenciada tanto através de aquisição realizada diretamente pela PR quanto pelo fornecimento dos descartáveis no Contrato Administrativo de prestação de serviço de copeiragem.

Revisão de contratos

Atualmente são disponibilizados, por meio do contrato, copos descartáveis para as copas, sendo que, além do consumo, cada uma delas é encarregada de realizar o suprimento nos corredores onde há galões de água. Esses copos são de 200 ml e 50 ml e o material aplicado na produção é o poliestireno (PS), que tem o menor preço no mercado fornecedor. Enquanto que a aquisição de copo descartável realizada pela PR já conta com característica biodegradável e, na atual contratação, apresenta valor relativamente próximo do modelo convencional.

Entretanto, embora os valores referentes à compra dos modelos apresentados (convencional e biodegradável) sejam próximos, a diferença encontrada para aquisição da segunda opção ainda é significante, uma vez que ficou identificada a carência de fornecedores para este tipo de produto no mercado, fato que poderia comprometer a logística do abastecimento, prejudicando a relação custo/benefício, informa a Secretaria-Geral em divulgação referente ao Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

Adequação aos critérios de sustentabilidade

Nesse sentido, infere-se que no futuro, novos estudos deverão ser implementados com vistas a subsidiar a decisão dos gestores na escolha da via mais sensata e que melhor se adeque aos critérios de sustentabilidade exigidos pela PR. Até lá, implementar campanhas de conscientização e sensibilização junto ao público usuário ainda é a estratégia mais eficaz para uma redução dos níveis de consumo desse material.

Dados oficiais

Em 2019, o consumo total anual de copos foi de 9.004 centos, enquanto 2020 foi de 7.547 centos, refletindo numa redução aproximada de 17%. Quando observamos o valor gasto, 2020 apresentou uma redução de aproximadamente 8% em relação a 2019. Apesar dessa redução, 2021 já apresenta um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2020.

Em que pese às mudanças na utilização do material ocorridas em decorrência das medidas preventivas adotadas pela PR no combate ao coronavírus, dentre as quais se destacam o regime de trabalho remoto e a restrição de acessos e visitas guiadas ao Palácio do Planalto, a média de consumo mensal se mantém estável, define a Secretaria-Geral através de documento oficial sobre o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.