Sustentabilidade: ações oficiais do PLS

São muitas as ações oficiais do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Confira algumas das principais!

São muitas as ações oficiais do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Confira algumas das principais!

Sustentabilidade: ações oficiais do PLS

Realizar um projeto piloto para reduzir a disponibilidade de copos em corredores, copas, entre outras dependências do Palácio do Planalto.

Projeto piloto 

  • Verificar nas residências oficiais quem faz maior utilização desses materiais e oferecer opções mais sustentáveis para esses locais, a depender do uso.
  •  Fortalecer ações de sensibilização para diminuir efetivamente o consumo desse material, em especial nos meios de comunicação internos.
  • Elaborar estudo para estabelecer cotas de redução de copos para as unidades que apresentarem maior consumo per capita e não por histórico de consumo da área.

Separar resíduos

Colocar em prática o conceito de redução e reutilização. Se não for possível a adoção dessas práticas, a Comissão de Gestão Ambiental da PR precisa dialogar com as cooperativas/associações de coleta seletiva para estimular a reciclagem desses copos e orientar as equipes de limpeza quanto a correta separação dos resíduos, utilizando, inclusive, os sacos plásticos corretos. 

Material de Consumo – Cartucho (ações)

Mapear as impressoras próprias da Presidência da República, descrevendo a situação atual, o tipo de cartucho utilizado e a distribuição (localização); bem como, elaborar Norma de Descarte de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Revisar os processos de aquisição de cartuchos para conter cláusula que estabeleça a logística reversa de cartuchos para impressão pelas empresas fornecedoras e o encaminhamento aos centros de reciclagem das fábricas e reduzir índices de consumo de cartuchos

Energia Elétrica (ações)

  • Substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas com maior eficiência energética.
  • Padronização dos equipamentos de iluminação e dos eletroeletrônicos da Presidência da República, adequando-os às normas e padrões exigidos pela legislação.
  • Aprimorar a ferramenta de monitoramento de consumo de energia elétrica. Além disso, realizar benchmarking em outros órgãos para verificar possíveis práticas de racionalização de energia elétrica.

Consumo de energia elétrica e  Consumo de energia elétrica per capita (ações)

Adequação do contrato de demanda (fora de ponta) Gasto com energia pela área Adequação do contrato de demanda (ponta). Realizar a implantação de usinas de energia fotovoltaicas, um projeto voltado à geração e distribuição de energia limpa e renovável, que, além de promover economia de recursos, possui um valor simbólico significativo para a sociedade.

Água e Esgoto (ações)

Aprimorar ferramenta de monitoramento de consumo de água e esgoto. Volume de água utilizada. É possível conferir mais ações oficiais do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) através de documento divulgado pela Secretaria-Geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.