Plataforma Olinda: agilidade nos trabalhos de abertura de dados

O Banco Central desenvolveu a plataforma Olinda para agilizar as ações de abertura de dados durante a vigência da primeira versão do PDA/BC. Saiba mais!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o Deinf informará ao Ouvidor, semestralmente, as estatísticas de publicação e de atualização de bases de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Plataforma Olinda: agilidade nos trabalhos de abertura de dados

Com o intuito de agilizar as ações de abertura de dados durante a vigência da primeira versão do PDA/BC, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que foi desenvolvida a plataforma Olinda, que possui algumas características que permitem agilizar os trabalhos de abertura de dados, como uma linguagem declarativa de especificação de serviços de dados, um ambiente de desenvolvimento na web e um ambiente de execução interpretado. 

Padrão ODATA

Além disso, essa plataforma disponibiliza informações em diversos formatos conhecidos pelo mercado, facilitam a criação de software para o consumo dos mesmos, e permitem a utilização do padrão ODATA, utilizado por diversas ferramentas de análise de dados, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB).

Parte importante da implementação do PDA será desempenhada pelos cidadãos

Parte importante da implementação do PDA será desempenhada pelos cidadãos, que poderão utilizar os canais institucionais de atendimento do Banco Central tanto para solicitar a abertura de novas bases, como já mencionado, quanto para registrar sugestões de aperfeiçoamento do PDA/BC e do Portal. Essas manifestações serão encaminhadas para análise e tratamento por parte da Ouvidoria do Banco Central do Brasil (BCB), destaca a instituição.

Todos esses aspectos serão acompanhados regularmente

Todos esses aspectos serão acompanhados regularmente para orientar ações complementares de ampliação e aprimoramento da transparência ativa por meio da divulgação de dados abertos na Autarquia, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Atividades da gestão do catálogo de metadados do portal de dados

Em relação à divulgação das bases de dados em formato aberto, à gestão do catálogo de metadados do portal de dados abertos a ser divulgado compreende as seguintes atividades: verificar, para efeitos de publicação, se os dados estão de acordo com os padrões da INDA e da INDE (metadados atualizados contendo a descrição, contatos dos responsáveis pelas informações, termos no VCGE, para cada conjunto de dados).

Contatar o responsável pelos dados

Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) informa que a gestão irá contatar o responsável pelos dados, caso se verifique que alguma das bases de dados catalogadas se tornou indisponível.

Por fim, a gestão irá identificar e elaborar propostas para possíveis aprimoramentos nos canais de publicação das bases de dados, alinhadas às melhores práticas para a divulgação de dados em formato aberto, destaca o Banco Central do Brasil (BCB) em divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.