Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI)

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) do Banco Central se alinha com a estratégia do Governo Digital. Saiba mais!

A Transparência busca democratizar o acesso a informações, assegurando um tratamento transparente e isonômico, ao mesmo tempo que garante o fornecimento de informações corretas e consistentes sobre a economia e o sistema financeiro brasileiro.

O fortalecimento da cultura da transparência pública no Banco Central

Vale destacar que, ao propiciar o fortalecimento da cultura da transparência pública no Banco Central do Brasil (BCB), o PDA/BC reforça a credibilidade e a imagem institucional, bem como contribui para o cumprimento da sua missão de “Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.”, destaca a própria instituição.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI)

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) do Banco Central do Brasil (BCB) se alinha com a estratégia do Governo Digital, informa a plataforma oficial. 

Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf)

Um marco interno importante é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), o qual constitui relevante instrumento de governança corporativa, imprimindo direcionamento estratégico ao Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) ao estabelecer os princípios, diretrizes e objetivos estratégicos, todos concernentes à tecnologia da informação e à comunicação desta Autarquia. 

O investimento e a manutenção da própria infraestrutura

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o PDTI consolida as principais necessidades de TIC das áreas de negócio, bem como o investimento e a manutenção da própria infraestrutura de TIC, imprescindíveis ao suporte às necessidades da Instituição.

Política de Governança da Informação (PGI)

Ainda do ponto de vista institucional, outro marco regulatório interno fundamental para o PDA foi a Política de Governança da Informação (PGI) do Banco Central do Brasil (BCB). Tal Política foi instituída pela Portaria nº 75.113, de 19 de fevereiro de 2013, – e atualizada pela Portaria 90.187, de 17 de agosto de 2016, antecipando muitas das obrigações previstas no próprio Decreto nº 8.777, de 2016, tal como a previsão de que as bases de dados da Instituição sejam inventariadas em um catálogo de informações.

Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP)

Por fim, o Banco Central do Brasil (BCB), como integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), deve estar alinhado às estratégias definidas para toda a Administração Pública Federal (APF) constantes da Estratégia de Governança Digital (EGD). Nesse sentido, o Banco Central do Brasil (BCB) pauta sua atuação em três eixos estratégicos – Acesso à Informação, Prestação de Serviços e Participação Social, informa a instituição.

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