Governança Corporativa – Transparência Que Atrai Investidores

A governança corporativa e as políticas da empresa

O cenário econômico atual é instável e o nível da concorrência está cada vez maior, por isso, as empresas que adotam a governança corporativa possuem mais clareza sobre os modelos de gestão aplicados .

A governança corporativa é uma tendência de gestão que está relacionada às políticas da empresa, os costumes e os processos. Bem como, os parâmetros legais. Sendo assim, é uma visão holística sobre o negócio. Dessa forma, podemos dizer que é do interesse de todos os envolvidos. 

Composição abrangente e mecanismos de monitoramento

É uma abrangência para todos, pois, a governança corporativa abrange os interesses de acionistas, credores, comércios, fornecedores e clientes. Além disso, internamente ela pode ser formada por conselheiros de administração, executivos e outros.

Sendo assim, este tema é adaptável para todos os negócios. Uma vez que seu objetivo é amparar a gestão da empresa. Bem como, gera confiabilidade dentro de um determinado nicho. Por isso, a governança corporativa cria mecanismos de monitoramento para alinhar os interesses dos envolvidos. Dessa forma, não se toma uma decisão dentro da empresa focada em benefícios próprios.

Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa

A governança corporativa está diretamente ligada aos valores da empresa, por isso, é baseada em transparência, que neste caso, se refere a disponibilidade de dados sobre a situação financeira da empresa. 

Equidade, que diz respeito à economia de todos os sócios, deixando claro os direitos, deveres, necessidades, interesses de todos. Bem como, prestação de contas e responsabilidade corporativa, que compõem essa necessidade de transparência e evita conflito de interesses.

Planejamentos estratégicos e novos investidores

Sendo assim, a governança corporativa zela pelos planejamentos estratégicos da empresa a curto, médio e longo prazo. Bem como, considera em seu modelo de negócios o direcionamento de diversos recursos, como os recursos humanos social, financeiro etc.

Além disso, a estrutura da governança corporativa é realizada de acordo com o porte da empresa, porém, pode ser composta por um conselho de administração e fiscal, secretaria, ouvidorias, corregedorias, CEO, diretoria e acionistas.

Sendo assim, é um conceito que controla a gestão da empresa de forma abrangente. Uma vez que a empresa  implemente corretamente uma governança corporativa, se torna mais confiável no mercado e atrai mais investimentos.

Além disso, é uma forma de fortalecer o relacionamento com os clientes de grandes empresas, por isso, é uma nuance da administração de uma empresa que está crescendo e se fortalecendo no mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.