Planejamento financeiro pessoal: dicas para viabilizar uma poupança

Elabore um planejamento financeiro pessoal e viabilize uma poupança organicamente. Confira dicas relevantes!

Elabore um planejamento financeiro pessoal e viabilize uma poupança organicamente, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo. No entanto, para que alcance suas metas através de um planejamento, é necessário analisar a realidade da sua situação financeira atual.

Elabore um planejamento financeiro pessoal e viabilize uma poupança organicamente

Para isso, faça um mapeamento, separando seus custos fixos e variáveis. É importante que você faça uma planilha de custos mensais, bem como, no início do seu planejamento, pode ser relevante utilizar aplicativos de finanças ou ferramentas de gestão.

Viabilize renegociações 

É possível iniciar um planejamento financeiro, ainda que sua situação financeira esteja negativa. Certamente uma pessoa endividada pode ficar aquém de suas metas pessoais por conta da ausência de planejamento, no entanto, essa situação deve ser planejada. Assim sendo, poderá viabilizar renegociações e inseri-las no seu planejamento financeiro.

Corte despesas desnecessárias

Procure cortar despesas desnecessárias. Sendo assim, as despesas desnecessárias são exatamente os gastos que você tem dentro da sua rotina, dos quais você não possui muita percepção, e não são as despesas oriundas de fatores externos.

Faça trocas financeiramente viáveis

Faça cortes de gastos supérfluos e, se possível, faça trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Sendo assim, você estará diminuindo uma despesa sem abdicar de um benefício. 

Você pode realizar essa troca no que diz respeito a sua conta bancária, já que as fintechs oferecem serviços bancários sem custo para o cliente. Dessa forma, direcione os valores economizados para a poupança.

Veja a poupança como um hábito financeiramente saudável

Ao direcionar valores economizados para a poupança, você irá criar um hábito saudável financeiramente, o hábito de guardar dinheiro. Assim sendo, com o passar do tempo, você poderá direcionar valores fixos e elevados para essa finalidade. Certamente, ao ver a poupança como um hábito, suas metas pessoais se tornam realizáveis em longo prazo, por isso, foque no hábito.

Guarde valores de compras não efetuadas 

Dessa forma, direcione os valores economizados para a poupança, ainda que você tenha os valores como irrisórios. Pois estará alimentando um novo hábito.

Além disso, direcione os valores economizados com tarifas, bem como, os valores que seriam gastos com produtos dos quais você desistiu de comprar. Esse direcionamento é fundamental para que reforce o hábito de poupar, o que será de grande valia em grande prazo. Por fim, atualize o seu planejamento financeiro periodicamente para que possa acompanhar a sua evolução pessoal e verificar possíveis novas ações. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.