Planejamento Financeiro Impacta na Sua Rotina

O planejamento financeiro impacta na sua rotina e pode te ajudar a alcançar seus objetivos em longo prazo. Veja mais!

Diversos fatores impactam no seu planejamento financeiro pessoal 

Um planejamento financeiro pessoal pode ser um desafio já que requer análise e revisão referente ao seu comportamento atual.

No entanto, é completamente possível que você faça um planejamento considerando os diversos fatores e aumentando suas chances de alcançar seus objetivos em longo prazo.

Primeiramente, é fundamental que você analise a sua situação financeira atual. Por isso, faça um controle sobre o seu fluxo de gastos e ganhos dentro da sua rotina.

Aplicativos de finanças e controles de rotina

 Esse controle pode ser feito por um aplicativo de finanças ou até mesmo em uma planilha de excel ou um caderno. Pois, o que importa é que você faça esse controle para que você analise os seus hábitos e verifique quais podem ser modificados.

 Trocas inteligentes

Você pode realizar trocas que sejam financeiramente inteligentes, sem que isso impacte no seu estilo de vida. 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, você pode trocar uma conta corrente tradicional por uma conta digital.

Já que as fintechs oferecem os dois produtos sem nenhuma taxa, ao passo que você não perde a usabilidade da conta e do cartão.

Pequenas mudanças e grandes diferenças em longo prazo

Sendo assim, esses são exemplos de trocas financeiramente inteligentes. Bem como, você pode verificar dentro da sua rotina outras pequenas mudanças. Por exemplo, você pode trocar uma TV a cabo por uma assinatura de streaming, gerando economia. 

Dessa forma, esses valores economizados, ainda que sejam baixos, devem ser direcionados para uma poupança.

 Alimente o hábito da poupança

 É muito importante que você veja a poupança como um hábito a ser alimentado, ainda que você direcione valores baixos. Certamente, conforme a sua situação financeira melhorar, você poderá adicionar valores fixos e elevados.

Já falamos sobre algumas metodologias interessantes para você viabilizar uma poupança como o método do pote e um planejamento simplificado. Caso você queira consultá-los basta clicar nos destaques.

 Tenha paciência com seu processo

Mudar hábitos não é uma coisa fácil e nem sempre ocorre de forma linear. Por isso, é muito importante que você tenha disciplina, porém, ao mesmo tempo, tenha flexibilidade para recomeçar sempre que for necessário. Já que essa mudança poderá impactar positivamente em seus projetos de vida em longo prazo.

Sendo assim, são diversos fatores que impactam no seu planejamento financeiro e podem tornar a sua rotina mais econômica, modificando o seu comportamento de consumo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.