Planejamento financeiro: faça um alinhamento entre os seus hábitos e objetivos 

A elaboração de uma poupança requer um direcionamento, por isso, pode ser importante criar um planejamento financeiro pessoal. Veja dicas!

A elaboração de uma poupança requer um direcionamento, por isso, pode ser importante criar um planejamento financeiro pessoal de forma direcionada e assertiva. Sendo assim, para que elabore um planejamento financeiro assertivo é importante que você tenha clareza sobre a sua situação financeira atual.

Planejamento financeiro: faça um alinhamento entre os seus hábitos e objetivos 

Dessa forma, separe seus custos fixos de seus custos variáveis, de modo que você tenha clareza sobre quais são as possíveis ações que você pode tomar dentro da sua rotina.

É necessário que você verifique quais são as possíveis mudanças dentro da sua rotina

Posteriormente, é necessário que você verifique quais são as possíveis mudanças dentro da sua rotina. No entanto, é importante ressaltar que não precisa realizar mudanças radicais, pois é necessário que você faça alterações de modo sustentável, por isso, foque em novos hábitos de consumo para direcionar o seu planejamento financeiro pessoal. Sendo assim, você pode realizar trocas financeiramente viáveis.

Faça trocas financeiramente inteligentes 

Por exemplo, é possível trocar uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Uma vez que as fintechs oferecem excelentes serviços bancários com isenção total de tarifas. Por conseguinte, seguindo essa mesma lógica, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade, dentre outros produtos bancários. 

Além disso, é possível realizar outras trocas. Por exemplo, você pode cancelar uma assinatura de TV a cabo e assinar um streaming, dentre outras possibilidades. 

Dicas para inadimplentes  

Além disso, caso você esteja inadimplente, é interessante que você verifique a possibilidade de renegociar suas dívidas. De forma geral, sugerimos que conheça o Feirão Serasa Limpa Nome, visto que oferece opções interessantes para a pessoa física, como descontos de até 90% do valor total da dívida. 

No entanto, em caráter excepcional, a FEBRABAN e o Banco Central realizarão um mutirão para viabilizar negociações para os inadimplentes durante o mês de novembro de 2021, e pode ser viável conhecer essa ideia e analisar as propostas.

Todavia, atente-se para não criar um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas. Por isso, é importante inserir essas parcelas no seu planejamento financeiro.

Dessa maneira, conforme o seu planejamento financeiro evoluir, poderá direcionar valores fixos para a sua poupança. É possível utilizar métodos eficientes, como a metodologia do pote.

Tenha paciência com o seu processo

Além disso, é importante que tenha paciência com o seu processo, visto que esse processo pode ocorrer de forma não linear. Mudar hábitos requer disciplina, por isso, você deve se direcionar, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo. Portanto, defina suas metas e modifique pequenos hábitos, reavaliando o seu planejamento financeiro periodicamente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.